Jaru Online
Jaru, 18 de setembro de 2024

Como as queimadas estão afetando a saúde das pessoas

Se você está acompanhando o problema das queimadas e anda preocupado com a situação, saiba que, além dos danos ambientais, elas podem trazer diversos problemas de saúde.

Apesar de serem comuns nessa época do ano, as queimadas este ano estão chamando muito mais atenção do que o normal, inclusive da mídia e de governos internacionais. O motivo é que em 2019 elas estão com proporções muito maiores e duração mais longa também.

Toda essa situação, além de causar danos ambientais no solo e na atmosfera também gera uma série de problemas a saúde das pessoas, especialmente nos casos de moradores próximos aos focos de incêndio.

De acordo com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os focos de queimada esse ano mais que dobraram. Apenas no estado de Rondônia, o aumento de focos de incêndio foi de 190% em comparação ao mesmo período no ano anterior.

Veja como as queimadas estão afetando a saúde das pessoas

Essa fumaça escura e densa que forma das queimadas, além de cobrir as cidades tornando o ar difícil de respirar e transformando o dia em noite, como aconteceu em algumas regiões, ainda pode trazer uma série de problemas mais graves à saúde, atingindo principalmente os pulmões e o coração.

A procura por atendimento médico aumentou muito nas últimas semanas devido ao contato com essa fumaça. Para se ter uma ideia, apenas no hospital Infantil Cosme e Damião, que atende a todo o estado de Rondônia, houve 120 atendimentos de crianças com problemas respiratórios entres os dias primeiro e 10 de agosto e, 380 atendimentos de crianças com os mesmos problemas entre os dias 11 e 20 de agosto.

O grande problema à saúde quando o assunto são as queimadas é que a fumaça liberada por elas é repleta de toxinas particuladas que podem ser facilmente absorvidas pelos seres humanos através da respiração, sendo ainda pior que a poluição atmosférica para a saúde.

Esses compostos químicos encontrados na fumaça, muitas vezes em nanopartículas podem causar sérios danos aos pulmões, quando inalados, se aderindo aos alvéolos e causando infecções e/ou inflamações; ou mesmo adentrar a corrente sanguínea, e sendo nanopartículas, ultrapassar o tecido epitelial, que reveste os órgãos e causar problemas em outros sistemas como o coronário.

Quais são as consequências da fumaça no nosso organismo

São muitos os sintomas que a inalação da fumaça de queimadas podem provocar. Entre os mais leves estão tosse, dificuldade de respirar, ardência nos olhos, dor de garganta, dores de cabeça, falta de ar, cansaço, vermelhidão nos olhos e rouquidão.

Além disso, pessoas que já tenham doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite ou outros problemas respiratórios podem sentir esses sintomas com maior intensidade ou mesmo ter outros tipos de complicação.

Como evitar os danos à saúde das queimadas

Quando o assunto é evitar tais problemas não existem muitos segredos. O primeiro passo é, se possível, evitar as áreas próximas aos focos de incêndio.

Além disso, é importante se manter sempre hidratado, evitar aglomerações, usar máscaras para sair na rua e manter-se em ambientes fechados e umidificados.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net


COMPARTILHAR