Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Comandantes das Forças Armadas planejam dar posse aos indicados por Lula em dezembro

Os comandantes das Forças Armadas planejam passar seus cargos para os oficiais-generais indicados pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PL), em dezembro. O objetivo é que o petista vista a faixa presidencial já com os comandantes sob sua gestão. A cerimônia de transmissão do cargo será em 23 de dezembro.

A passagem da faixa de um governo para outro começaria pelas Forças Armadas. Parte dos oficiais-generais acredita que não haverá nenhum tipo de resistência por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na transição, o plano dos generais foi recebido com surpresa.

Transição

Os comandantes do Exército informaram ao senador Jaques Wagner (PT-BA) que aguardam apenas a designação dos responsáveis pela transição na área da Defesa para iniciar o processo.

A equipe de transição fez contatos com ex-comandantes das Forças Armadas sobre a disposição de eles participarem do processo, incluindo o general Edson Leal Pujol, do Exército, e Fernando Azevedo e Silva, ex-ministro da Defesa.

O tenente-brigadeiro Juniti Saito, também foi convidado pela equipe de transição. Ele comandou a Força Aérea Brasileira (FAB) de 2007 a 2015.

Redação Oeste


COMPARTILHAR