Com o objetivo de promover segurança viária em todo o estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou nos dias 3 e 4 de janeiro, simultaneamente em nove municípios, a operação “Corta Giro”, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). A ação trabalha com foco na retirada de circulação de motocicletas irregulares, clonadas, adulteradas, com registro de furto ou roubo, além de combater o uso de escapamentos barulhentos e a prática de empinar motos. O objetivo é promover a segurança no trânsito e evitar sinistros.
Coordenada pelas equipes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), a Operação realizada no final de semana aconteceu nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, Cerejeiras e Vilhena. Ao todo, mais de 200 motociclistas foram abordados.
A fiscalização foi intensificada, tendo em vista a alta no número de motociclistas pilotando os veículos de forma irregular, desrespeitando a legislação de trânsito. Durante os dias da operação, 453 autuações foram lavradas pelas equipes da DTFAT. Além das infrações de trânsito, essa operação flagrou, ainda, condutores pilotando embriagados, de forma perigosa, entre outros.
Segundo o diretor-geral adjunto do Detran-RO, Helberth Aldimas, as atividades continuarão acontecendo em todo o estado, a fim de evitar a prática de transitar com motocicletas irregulares e barulhentas, promovendo a pacificação no trânsito.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que, as ações de fiscalização são fundamentais para reduzir as práticas irregulares que colocam em risco a vida das pessoas. “A atividade garante a preservação da vida, contribuindo para a segurança viária e reduzir as mortes em sinistros de trânsito.”