Com a derrota do Botafogo para o Pachuca no Derby das Américas, o futebol sul-americano continua sem vencer a Copa Intercontinental desde 2012. E muitos torcedores estão aproveitando o código stake para prever se os resultados em confrontos contra times de outros continentes poderá mudar em breve.
No ano que vem, afinal, quatro times brasileiros disputarão o Supermundial de Clubes. E, por mais que todos saibam que existe uma enorme diferença financeira entre os times daqui e os europeus, sempre há um fiozinho de esperança nos torcedores.
Nesta edição da Copa Intercontinental, Artur Jorge mandou a campo um time misto, que acabou não resistindo à força da equipe mexicana. O Pachuca fez 3 a 0 com facilidade, em uma vitória que foi construída no segundo tempo. Dessa forma, o Glorioso dá adeus ao sonho de disputar a final do torneio contra o Real Madrid.
Mas nem tudo está perdido, já que, graças ao título da Libertadores 2024, o Fogão é um dos quatro brasileiros com vaga no Supermundial de 2025. Assim, a equipe carioca poderá voltar a medir forças com rivais de outros continentes e, quem sabe, apagar a imagem deixada neste ano.
Exaustão
As más campanhas dos brasileiros na Copa Intercontinental, que frequentemente são eliminados antes mesmo da final, tem na exaustão dos atletas uma de suas razões.
O calendário brasileiro, afinal, é um dos mais puxados do mundo. Para se ter uma ideia, contra o Pachuca o Botafogo fez o seu 75º na temporada. Justamente por isso, aliás, o treinador Artur Jorge optou por poupar alguns de seus principais jogadores.
Não é de hoje que jogadores e técnicos reclamam do calendário extenuante. Mas enquanto não houver uma pressão dos clubes para que isso seja revisto, nada vai mudar.
Para a sorte dos brasileiros, o Supermundial de Clubes de 2025 será disputado no meio do ano. Ou seja, os atletas ainda não estarão esgotados após uma temporada tão intensa.
Reformulação no Botafogo
Falando no Supermundial e na temporada 2025, o Botafogo passará por uma reformulação no elenco. O argentino Thiago Almada, um dos principais jogadores do clube no segundo semestre, já anunciou sua saída e está de malas prontas para o Lyon, time que também pertence a John Textor.
Além dele, outras peças importantes devem deixar o elenco, como os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus. Textor, no entanto, já avisou que o Botafogo trará reforços à altura.
Após uma temporada inesquecível, em que o Glorioso sagrou-se campeão da Libertadores e do Brasileirão, a torcida agora está na expectativa do que acontecerá no ano que vem. Afinal, Textor já mostrou que está disposto a investir no time, como as últimas duas temporadas comprovam.
Quais nomes serão anunciados pelo clube para a disputa da próxima temporada? Esta é a pergunta que os botafoguenses estão se fazendo. Os próximos dias deverão ser bem agitados no mercado da bola, o Glorioso é, sem dúvidas, um dos clubes com mais condições de investir.
Supermundial de 2025
Como dito, uma das principais competições que o Botafogo disputará em 2025 é o Supermundial de Clubes. A equipe de Artur Jorge está no grupo B, com Paris Saint-Germain (FRA), Atlético de Madrid (ESP) e Seattle Sounders (EUA).
Para muitos, aliás, este é o grupo da morte, já que, além do Glorioso, há dois times europeus de ponta e uma equipe da MLS, que também investe um dinheiro bastante significativo.
O ano de 2025, portanto, será intenso para os botafoguenses, que, depois de 29 anos, voltaram a conquistar títulos importantes.
Será que a próxima temporada também será positiva? Bem, há outros times querendo disputar o protagonismo e, por isso mesmo, tudo indica que 2025 será um ano muito interessante para o futebol brasileiro.