O ator Eduardo Galvão, de 58 anos de idade, morreu após dias hospitalizado por conta da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O ator estava internado na UTI do Hospital Unimed Rio, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e foi intubado na última terça-feira (1). Na web, na madrugada desta terça-feira (8), amigos famosos lamentaram a notícia na web.
“Meu pai precisou ser intubado, mas, no momento, está estável, com os rins funcionando bem, a pressão arterial estabilizada e os pulmões descansando para desinflamar como tem que ser. E está descansando, o que vai fortalecê-lo com certeza”, contou Mariana Galvão, filha do artista, para a Quem.
Na última segunda-feira (30), Mariana, que é filha única de Eduardo e mãe da única neta do ator, a pequena Lara, de um ano, também falou sobre o quadro de saúde do pai. “Meu pai passou melhor essa noite. O médico disse que ele conseguiu dormir um pouco e está menos incomodado com a sonda do que com a máscara (de oxigênio). E com certeza está melhor para ele em relação à oxigenação, ele está conseguindo respirar melhor”, contou.
Mariana afirmou ainda que o ator também estava se alimentado melhor. “Ele estava tomando aqueles shakes de nutrição, mas agora conseguiu comer alguma coisa. Meu pai estava muito sem apetite, mas precisava dos nutrientes. E aí acho que ele está mais forte”, pontuou.
Com a melhora do quadro, Mariana comemorou os bons resultados dos exames de Eduardo Galvão. “O exame da Proteína C-reativa (PCR), que precisava diminuir, diminuiu mais um pouco. Tinha ido para 24 mg/L e agora está 17 mg/L, graças a Deus. Os exames estão todos melhores e só o pulmão dele que ainda está precisando do oxigênio. Por isso que ainda não tem nem previsão de sair da UTI por conta do pulmão que ainda está necessitando muito do oxigênio”, explicou.
O ator Stepan Nercessian falou sobre o diagnóstico do amigo no dia 27 de novembro. “Ele pegou o vírus há uma semana. Ontem se sentiu mal e foi para o hospital. Durante a pandemia, ele veio aqui em casa duas vezes e eu até briguei com ele, falei: ‘Galvão, toma cuidado!’ Tenho falado com ele cinco, seis vezes por dia”, contou ele à Quem.
CARREIRA
Eduardo estreou nas novelas em O Salvador da Pátria, em 1989, com apenas 27 anos. Porém, se destacou em 1992, quando viveu o boa praça Paschoal Papagaio em Despedida de Solteiro. Ainda atuou em novelas como A Viagem (1994), As Pupilas do Senhor Reitor (1995) e na série Chiquinha Gonzaga (1999).
Porém, um de seus personagens mais lembrados é o divertido Artur, da série Caça Talentos, em que atuou com Angélica, Helena Fernandes, Ana Furtado e muitos outros famosos. A série foi ao ar de 1996 a 1998 e se tornou um sucesso na TV Globo.
Sua última atuação foi comno dr. Machado em Bom Sucesso, que chegou ao fim em janeiro deste ano.
Boni, diretor de TV
“Acabo de receber a notícia que um querido amigo perdeu a luta para a covid @galvaoeduardooficial era uma doce e divertida pessoa. Meu parceiro no Caça Talentos, programa da Angélica. Ator talentoso, divertido, parceiro. Pra muitos é só uma gripe, para quem perde parceiros é uma peste grave. Eu sigo com medo e com todos os cuidados. Covid mata sim”
Glória Perez, autora
“Triste. Perdemos o Eduardo Galvão.”
Ricardo Macchi, ator
“Eduardo Galvão. Descanse em Paz parceiro! Sempre de alto astral, dei muitas risadas com esse amigo querido! Lembro que ele veio morar na época, atrás da Oficina Do Guaraná! Eu lembro ele me mostrando o ap que ele acabou comprando ali. Amigo querido. Triste demais”
Léo Nogueira, diretor de TV
“Eduardo, parceiro! Gente boa, do bem, alto astral, foram vários trabalhos juntos. Nos falamos um pouco antes disso tudo… Mais uma vítima dessa doença. Descanse em paz…”
Galvão Bueno, comentarista
“Eduardo Galvão era Talento, Alegria e Caráter!! Amigo querido!! R.I.P. Xará!”
Mayara Magri, atriz
“RIP. Perdemos um ótimo colega! Eduardo Galvão. Mais um que se vai dessa forma. Tô chocada”
Marina Moschen, atriz
“Meu primeiro pai na ficção. Meu Deus.. Galvão.. Eu te amo tanto..”
Érico Brás, ator
“Perdi um amigo, um vizinho,um companheiro…Perdi. Sem palavras”
Jorge Pontual, ator
“Poxa vida … Galvão era um cara muito especial, uma pessoa que vivia com um sorriso no rosto… Um grande ator , amigo, parceiro do maraca … Vai com Deus, irmão, muita luz para os familiares que ficam … Não estava no script”
Babi Xavier, apresentadora
“Soube ainda agora… Não dá para acreditar. Eduardo Galvão, Deus te acompanhe para sempre. Fará muita falta”
Lucio Mauro Filho, ator
“Meu amigo Galvão. Uma dor que emudece. Não se descreve. Meus sentimentos aos familiares e amigos deste grande cara!”
Patricia Pillar, atriz
“Uma tristeza imensa a perda do ator Eduardo Galvão pra Covid. Grande colega de trabalho, um cara leve e super divertido. Todo o meu carinho aos amigos e familiares”
Barbara Bruno, atriz
“Quero amigo siga em paz ! Aqui ficará sua alegria, seu sorriso aberto , seu talento! Viva Eduardo Galvão!”
Marcelo Serrado, ator
“Uma tristeza, cara saudável, espetacular, divertido amigo de todos! Inacreditável! Cuidem-se pois essa COISA não é brincadeira!!”
Cassio Gabus Mendes, ator
“Mais uma vítima da covid!!! Muita tristeza… Parceiro que descanse na luz divina e na paz”
Debora Bloch, atriz
“Tive o prazer de trabalhar com Eduardo Galvão, um colega de maravilhoso e divertidíssimo! Muito triste a sua partida tão jovem”
Eri Johnson, ator
“Que tristeza, a nossa certeza está sem força, sem credibilidade. Eu tinha CERTEZA que você ia sair dessa, Galvão. Estamos todos muito destruídos com a sua partida, mas continue sorrindo no céu irmão. Que Deus te receba com muito amor”
Danielle Winits, atriz
“Teu vôo por aqui foi lindo. Que pouse em paz, Eduardo. E como sempre sorrindo”
Alexia Dechamps, atriz
“Meu querido Galvão …. tantos anos que nos conhecemos, tantos anos de risada. Aquela tua risada engraçada … ai, Eduardo, tão cedo você se foi …. não to achando foto nossa aqui no cel para uma homenagem, mas achei um trabalho que nos divertimos muito juntos ….uma boa lembrança. Ooo, amigo, luz luz… vamos sentir saudades. Muitas ! #caçatalentos Meus sentimentos à familia …”
Claudia Mauro, atriz
“Ah… Que dor… Meu melhor amigo, meu amigo da vida inteira, meu irmão… Como vai ser a vida sem você? Desde os meus doze anos de idade, nunca nos desgrudamos … E foram tantas e tantas as histórias, as gargalhadas, as conversas…. bastava um olhar que ele já entendia o que estava acontecendo comigo. Meu parceiro, meu companheiro, aquele que me alegrava, que me dava conselhos, que a minha mãe, meu pai, meus avós amavam como filho, neto, como da família. E ele imitava todo mundo e todo mundo morria de rir. E a vida com ele era uma festa!!! Galvin, te amo tano, tanto… E tive a oportunidade de dizer que te amava ha alguns dias…. E trocamos tantos áudios… Ô meu amigo…quantas saudades vou sentir… Não sei como será meu dia a dia sem você… Nesses quarenta anos de amizade tão intensa, com vc sempre presente nos momentos mais lindos e mais delicados da minha vida. Obrigada, meu irmão! Obrigada por tudo! E aí vai a poesia que fiz pra você e mandei pro nosso grupo de amigos esses dias. Amigos de todas as partes, amigos que não falava ha anos. Todos juntos numa corrente linda de amor. Porque você foi o melhor amigo de todos os amigos. E estará sempre com a gente. Nosso ponto de luz. Nosso maior anjo da guarda. Segue a poesia…
Ele é um mundo de generosidade
Sorriso largo e alegria
Ele é de qualquer naturalidade
Carioca, paulista, mineiro, nordestino
Gargalhada no dia a dia.
Ele é homem, criança, menino
Verso, prosa e poesia.
Ele é o rico, o pobre, o bêbado, o matuto.
Talento e maestria
Ele é único e absoluto
Pai, amigo, namorado.
Bendito Fruto.
Ele é o melhor amigo
O confidente
E o destino
Nos juntou novamente.
Por Ele…
Tanto amor
Verdadeiramente
Nossas histórias
Unidas nesta corrente
A vida pode afastar
Separar
Mas quando o bicho pega
Estamos perto outra vez
As palavras querem falar
Os abraços, abraçar.
Quem um dia
Feliz nos fez
A distancia jamais
Vai apagar.
Te amo Galvin. Vá em paz. Vamos nos falando! Você aí, eu aqui. Vai ter que me aguentar até aí no infinito”