Foi sancionado pelo prefeito municipal de Jaru a lei 2.932/GP/2021 que institui o “Janeiro Branco”, mês destinado à realização de ações educativas que promovem os cuidados com a mente e o bem-estar psicossocial.
Idealizado pela vereadora Sol de Verão (DEM), a lei tem como objetivo discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções. A iniciativa foi recebida pela vereadora como proposta dos representantes da campanha, Psicólogas Glauce Caliani e Francieli Oratz, assistentes socias Cleonir Pacheco Sobreira e Kássia Alves Costa, psicopedagoga Adriana Almeida de Menezes Bonfim e o Professor Mestre em Matemática Aplicada Gilson Marcos Caliani.
“Sempre foi um sonho instituir “Janeiro Branco” em Jaru. Assim que o legislativo iniciou as atividades, nos reunimos com o prefeito e explicamos a importância dessa campanha.”, destacou a vereadora.
Janeiro é o primeiro mês do ano e é comum as pessoas refletirem sobre os objetivos de sua vida, seus projetos, qualidades dos seus relacionamentos, entre outros aspectos. Desta forma, é importante que a saúde mental esteja em dia para que tudo seja feito de forma coerente e segura.
“Quando falamos em cuidados com a saúde, sempre pensamos em pontos como alimentação, hábitos saudáveis e práticas regulares de exercícios físicos. Porém, a saúde psíquica, a qual geralmente ignoramos, tem forte influência no nosso estado de saúde geral”, frisou a vereadora.
Lembrando que, agora que a lei foi sancionada, Jaru é o primeiro município do Estado de Rondônia a instituir o Janeiro Branco. Uma conquista para o município e para todos aqueles que buscam ajuda.
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o primeiro no ranking internacional de países com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade, chegando ao número de 18,6 milhões de brasileiros afetados por algum distúrbio relacionado.
O número de pessoas com depressão também é alto, deixando o país na quarta posição.
A partir desta campanha, o conceito de saúde mental será amplamente debatido em todo o município, e poderemos falar de como é importante o equilíbrio para promoção da qualidade de vida das pessoas. A lei ressalta que devem ser realizadas diversas atividades em praças assim como palestras e companhas de políticas públicas em toda cidade com objetivo de reduzir danos psicológicos e o isolamento que quadros mentais podem trazer aos indivíduos e à população.