Cinco cafeicultores de Rondônia foram classificados para disputar o título de melhor café canéfora no “Coffee of the Year 2023”, um dos mais importantes concursos de qualidade de café do Brasil. O resultado final será divulgado no dia 10 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC) que acontece em Belo Horizonte.
RONDONIENSES FINALISTAS:
- Ademir Alves de Carvalho – Sítio Santo Antônio (Cacoal)
- Edvaldo Manthay – Café Sauá Robustas Amazônicos (São Miguel do Guaporé)
- Estanislau Antônio Ventorim – Sítio Padre Exequiel (Cacoal)
- Everton da Silva Xavier – Chácara Xavier (Novo Horizonte do Oeste)
- Lucilene de Jesus Maia Santos – Sítio N. S. Aparecida (Cacoal)
Em comparação com a edição de 2022, todos os finalistas da competição são novos na lista e é a primeira vez que apenas uma mulher de Rondônia aparece na lista final.
PÓDIOS ANTERIORES
Em 2020, Ediana Capich, de Novo Horizonte do Oeste (RO) venceu em 1º lugar na categoria ‘fermentação induzida para canéfora’.
Em 2021, Poliana Perrut de lima, cafeicultura e engenheira agrônoma também ficou com o primeiro lugar na mesma categoria.
‘COFFEE OF THE YEAR’
A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso, que acontece anualmente na Semana Internacional do Café, conta com duas fases:
- Na primeira, as amostras enviadas pelos produtores são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).
- Na segunda fase, as 180 melhores amostras – sendo 150 arábica e 30 canéforas – participam da Semana Internacional do Café e são provadas também por compradores.
G1