A Afya, maior rede de educação e soluções para a prática médica do Brasil, avançou para a segunda fase do Programa Mais Médicos 3, com a intenção de abrir um curso de Medicina no município de Alto Paraíso (RO), localizado na regional de saúde do Vale do Jamari. A classificação da instituição para essa etapa foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (31/01), após análise da documentação e da capacidade econômico-financeira das mantenedoras.
A proposta da Afya para a região, apresentada pelo Centro de Ensino São Lucas, visa contribuir para a expansão da oferta de profissionais médicos em uma região com significativa demanda por atendimento especializado. Atualmente, a Afya já opera no estado com o Centro Universitário São Lucas, que possui unidades em Porto Velho e Ji-Paraná, ambas com boas avaliações pelo MEC. Além disso, a empresa também oferece cursos de pós-graduação na capital, abrangendo áreas como cardiologia, dermatologia e neuropediatria.
Com a terceira edição do programa, o Governo Federal busca ampliar o acesso à saúde nas regiões mais carentes, com a criação de 5,7 mil novas vagas para cursos de Medicina em todo o Brasil. O diretor acadêmico de graduação da Afya, Luiz Cláudio Pereira, destacou que a inclusão de Alto Paraíso no programa reforça o compromisso da instituição em levar uma educação médica de qualidade a locais com grande necessidade de profissionais da área.
O município de Alto Paraíso, com cerca de 16 mil habitantes, é parte da regional de saúde do Vale do Jamari, uma área carente de médicos e serviços médicos especializados. A próxima fase da seleção, que será concluída em março, avaliará o mérito das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras, com a definição final do processo prevista para 30 de maio.
A Afya, com mais de 25 anos de atuação no país, já formou mais de 21 mil médicos e é reconhecida pela inovação de sua matriz curricular, que integra práticas desde o início do curso, além do uso de tecnologias avançadas. A instituição tem investido, nos últimos anos, em uma série de iniciativas voltadas à promoção de saúde e impacto social, como o atendimento gratuito à comunidade. Desde 2019, a Afya já realizou mais de 3 milhões de atendimentos gratuitos e tem a meta de alcançar 5 milhões até 2030.
Além de seu pleito em Alto Paraíso, a Afya está buscando abrir cursos em outras 22 cidades brasileiras, o que reflete sua estratégia de expansão no país. A empresa opera atualmente 32 escolas de Medicina e 20 unidades de pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde, solidificando sua posição como líder no setor educacional e de soluções para a prática médica no Brasil.
Sobre a Afya:
A Afya é líder em educação médica no Brasil, com 37 Instituições de Ensino Superior espalhadas por todo o país, 32 delas oferecendo cursos de Medicina. Desde a sua fundação, a instituição formou mais de 21 mil alunos e é pioneira no uso de soluções digitais para o aprendizado contínuo dos médicos. Com prêmios de inovação e reconhecimentos do setor, a Afya segue comprometida com a formação de profissionais qualificados para o Brasil.