O ciclista que saiu de São Carlos (SP) em setembro com a meta de pedalar 25 mil km durante um ano passando por nove países desistiu da meta. José Mário Rodrigues de Almeida disse ao G1 nesta quarta-feira (30) que está retornando para casa para salvar seu casamento.
Após pedalar 2,4 mil km por mais de 40 dias, Almeida postou na rede social que iria desistir do objetivo de concluir Desafio América do Sul.
“Não vou continuar com meu desafio. Essa loucura custou meu casamento. Não tenho psicológico para dar continuidade. Obrigado a todos que me ajudaram”, escreveu.
Segundo Almeida, a mulher não apoiava a viagem, mas respeitava sua decisão.
José Mário Rodrigues de Almeida saiu de bicicleta de São Carlos — Foto: Arquivo pessoal
Almeida, que saiu de casa no dia 12 de setembro, está há três dias na cidade de Camiri, na Bolívia. Ele conta com a ajuda de caminhoneiros para chegar até Santa Cruz de la Sierra e de lá tentar uma carona para o Brasil.
“Vou voltar para ver se reato. Vou conversar com ela e tentar entrar em um acordo. Amo muito minha esposa e, se reatarmos, nunca mais faço isso. Não ficarei um dia fora de casa, dou minha palavra”, disse o ciclista apaixonado.
Desafio
Ciclista sai de São Carlos para viagem de aproximadamente um ano — Foto: Arquivo pessoal
Almeida começou a planejar a viagem depois que perdeu o emprego como atendente em um hortifrúti. Sem patrocínio, ele decidiu encarar o desafio mesmo sem dinheiro. Após sair de São Carlos, seguiu para o Sul do país, passou pelo Paraguai, Argentina e chegou à Bolívia.
Para aguentar firme no trajeto, ele levava na bagagem alimentos como arroz, macarrão, biscoitos, café, açúcar, além de roupas de frio, rede, barraca, entre outros acessórios para a manutenção da bike.
Aventuras
Ciclista de São Carlos durante a viagem — Foto: Arquivo pessoal
O ciclista contou que sempre andou de bicicleta. Começou a pedalar aos 12 anos e por 16 usou a bike para trabalhar como vendedor de salgados.
Em 2015, ele fez a primeira grande aventura. Pedalou mil quilômetros de Cariacica (ES), onde morava, até São Paulo em oito dias. O retorno foi de carona.
No mesmo ano, o sonho de conhecer o parque Beto Carrero World o levou até Penha (SC) em uma viagem de 1.544 km por 14 dias. A volta foi de ônibus.
Depois de 20 anos em Cariacica, ele decidiu morar em São Carlos. Segundo ele, a viagem de aproximadamente 1.230 km foi feita em 13 dias.
Em 2017, Almeida contou que conheceu pela internet uma mulher de São Luís (MA). Viajou de ônibus para Nordeste, mas o relacionamento não durou um mês. O retorno para São Carlos foi novamente de bike. Os 2.870 quilômetros foram concluídos em 30 dias.