A chuva que encobriu a zona rural de Cacaulândia (RO), no Vale do Jamari, deixou um bueiro destruído no Travessão B-65, próximo à Linha C-5. Graças a força da água, uma cratera se abriu na estrada, que é a principal via de ligação entre a cidade e o Distrito de Colina Verde, no município de Governador Jorge Teixeira (RO). Um morador revelou que choveu cerca de seis horas entre a noite de domingo (19) e esta segunda-feira (20).
O buraco tem aproximadamente 35 metros de extensão e quatro de profundidade. A formação da cratera no Travessão B-65 impressionou os moradores que utilizaram a estrada rural para seguirem ao Distrito de Colina Verde.
O morador Ricardo Rifane disse ao G1 que a chuva começou no incio da noite de domingo e se estendeu até a madrugada desta segunda. “Creio que foram mais ou menos seis horas de chuva, pois foi a noite toda. Essa chuva começou por volta das sete da noite e deve ter parado umas duas horas da madrugada. Foi muita chuva”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/d/P/1IutpiRAGHBT8A0nq6Ug/fotos-der-buraco-b-65-2.jpeg)
DER informou ter interditado o local e disse que trabalha na recuperação de trecho da estrada rural em Cacaulândia. — Foto: Divulgação/DER-RO
Ainda de acordo com o morador, os produtores estão usando outras estradas como rotas alternativas, o que aumenta o tempo de viagem para terem acesso ao município vizinho.
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RO) informou ter sinalizado o local e que técnicos já fizeram a análise para determinar a melhor forma de realizarem a recuperação do bueiro e as estradas alternativas aos produtores rurais. Ainda não há previsão para concluir a recuperação do bueiro.