Jaru Online
Jaru, 19 de abril de 2024

Censo agropecuário será realizado em Rondônia a partir de outubro

O censo agrícola será realizado a partir de outubro em Rondônia. A reunião de lançamento aconteceu nesta terça-feira (12), na Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) em Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho.

Para realizar a pesquisa, 500 servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitarão todas as propriedades rurais do estado. De acordo com o coordenador de treinamentos do IBGE, Jorge Elarrat, o censo agropecuário tem previsão de finalização da coleta de dados até o final de fevereiro.

 

Reunião aconteceu na Fetagro, na manhã desta terça-feira (12) (Foto: Pâmela Fernandes/G1)Reunião aconteceu na Fetagro, na manhã desta terça-feira (12) (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

Reunião aconteceu na Fetagro, na manhã desta terça-feira (12) (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

O último censo agropecuário realizado pelo IBGE foi feito em 2006. Neste ano, serão levantados dados de todas as áreas que englobam desde as características do produto até detalhes da propriedade, como qual é a economia, o emprego no meio rural que esteja ligada à agricultura e a agroindústria.

Os últimos dados do IBGE apontam que aproximadamente 71% da produção brasileira de agricultura é cana. Em segundo lugar estão os cereais como arroz, milho e soja, que juntos, somam 22% da produção do país. Apenas 7% são de frutas e raízes.

Para o coordenador, o censo fundamenta como é a produção agropecuária em todo o Brasil e possibilita saber qual é a capacidade produtiva do país. Assim, com estes dados atualizados em mãos, os governos poderão saber quais são as políticas públicas que devem ser aplicadas.

“Isso orienta quais as políticas públicas que poderão ser implementadas, tanto pelo município quanto pelo estado, ou União, para dar apoio ao produtor, seja ele pequeno, médio ou grande, produzindo cada vez mais e tornando o país mais competitivo”, afirma.

 

Elarrat explica que para o desenvolvimento do trabalho, é necessário a participação ativa dos municípios. “Os municípios têm grande importância neste trabalho pelo apoio que eles podem dar, nos ajudando a identificar as propriedades do seu município para aumentar a produção em cada lugar”, explica.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR