Casos de HIV aumentam 65 % em sete meses em Ji-Paraná

Casos de HIV aumentam 65 % em sete meses em Ji-Paraná

O Ministério da Saúde registrou aumento de 65% no número de casos de HIV em 2018 em Ji-Paraná, município a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho. De acordo com os registros da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), foram 84 diagnósticos no ano passado, contra 138 até o momento.

As informações são da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O diagnóstico é feito através de testes rápidos, disponíveis em laboratórios e nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região.

De acordo com a SVS, são realizadas mobilizações diárias para o diagnostico e exames de testes rápidos no município.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Emanoela Souza, ressaltou que o assunto precisa ser discutido com frequência.

“É preciso que a gente fale sobre as infecções sexualmente transmissíveis, que as pessoas entendam a sua responsabilidade sobre o auto-cuidado referente à suas práticas sexuais, independente da orientação sexual ou da identidade de gênero”, explicou.

Ainda de acordo com Emanoela, todos os meses aproximadamente 1,3 mil testes são realizados nos postos de saúde e durante as mobilizações em Ji-Paraná.

O horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

G1

Comentários