O caso foi compartilhado nas redes sociais da cirurgiã-dentista Luana Cardoso, que atendeu a criança. Ao g1, a especialista em odontopediatria contou que foi procurada pela família depois que a mãe percebeu que os dentes na bebê.
🔎 Os dentes neonatais podem surgir por fatores genéticos ou pela posição superficial do germe dentário: estrutura que dá origem ao dente, durante a gestação.
Segundo a dentista, existem dois tipos de dentes neonatais:
- Firmes, que podem permanecer na boca do bebê com acompanhamento.
- Moles, que oferecem risco porque podem se soltar e ser engolidos ou aspirados.
No caso da bebê de Cacoal, os dentes eram do tipo mole, o que exigiu a extração imediata.
“No caso de dentes amolecidos, a conduta urgente é a extração, porque eles podem causar danos à saúde do bebê, como a deglutição ou aspiração”, explicou Luana.
A especialista afirma que não há comprovação científica de que a alimentação da mãe influencie esse fenômeno. Apesar da cirurgia, Luana disse que o procedimento não prejudica a saúde bucal do bebê.
“Mesmo quando a extração é necessária, não há prejuízo futuro para a criança, já que os dentes permanentes vão se desenvolver normalmente”, concluiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/L/3e2GqDR4qRpyNuVRLobA/g1-ro-20250903-35-.jpg)
Recém-nascida nasce com dois dentes em Cacoal — Foto: Reprodução/Redes sociais



