No dia 5 de julho é comemorado o dia do mundial da Capoeira, esporte que dês do século XVll ensina aos seus participantes a humildade, respeito as diferenças, igualdade e a importância da determinação.
O esporte surgiu como um tipo de dança, e foi uma forma de desenvolver esperança e não deixar que os povos Africanos esquecessem de suas culturas, religiões e ideais. Os negros capturados se tornaram escravos, foram forçados a sair de seu país de origem, e eram vendidos como animais para trabalhar dia e noite sem remuneração nas colônias Portuguesas, além de sofreram abusos físicos e psicológicos.
Com movimentos corporais ágeis, a luta permitia que os escravos tivessem como se defender dos ataques e fugir dos Capitães e Capatazes que agiam sob ordens dos senhorios que permitia a punições físicas e até matar aqueles que fossem capturados de volta.
Hoje a Capoeira é um esporte mundial que serve como uma fuga da realidade para aqueles que sofrem com ansiedade, depressão, dificuldade para desenvolver atividades sociais, além de ser muito importante para a saúde, principalmente contribuindo para controlar a obesidade e problemas cardiovasculares.
E no nosso Município de Jaru o professor Mestre Café atua com um projeto social onde consegue ajudar jovens, adultos e até mesmo pessoas com alguma deficiência física e psíquica a ter um momento de paz enquanto praticam o esporte e também a Capoterapia, além de cultivar os ensinamentos que foram deixados pelos povos africanos.
Convidamos o mestre Café a falar um pouco sobre o desenvolvimento da Capoeira, veja o vídeo e as imagens a seguir: