Aproximadamente 1.500 homens, com idades entre 40 e 80 anos, participaram dos atendimentos da campanha do Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Jaru por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, durante o período de 19 a 28 de novembro, mês oficial de conscientização e prevenção ao câncer de próstata.
Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura realizou palestras que abordaram sobre os sintomas do câncer de próstata e a necessidade de fazer exames regulares para averiguar se há alguma alteração.
Outra medida utilizada foi o horário de atendimento estendido até o período noturno nas unidades básicas de saúde, o que possibilitou que os homens pudessem fazer exames preventivos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C fora do horário comercial, aumentando assim a adesão à campanha.
Com o fim da campanha, os exames continuam disponíveis em toda a rede municipal de saúde, durante o horário normal de atendimento, que é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 até 17h30.