Um caminhão-tanque que levava combustível para abastecer helicópteros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi incendiado nesta quinta-feira (4). O caso ocorreu próximo a Reserva Roosevelt, na parte Sul de Rondônia, e não deixou feridos.
A Polícia Federal acredita que o incêndio tenha sido causado por “batedores”, – pessoas que trabalham para madeireiros atuantes na região. Eles bloquearam a passagem do caminhão-tanque e renderam o motorista.
Segundo a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu durante uma operação do instituto dentro da Reserva Roosevelt.
Caminhão-tanque do Ibama pegou fogo perto de reserva indígena de Rondônia. — Foto: Reprodução
O incêndio no caminhão-tanque aconteceu no distrito de Boa Vista do Pacarana, do município de Espigão do Oeste (RO), distante a cerca de 540 quilômetros da capital Porto Velho, perto da reserva.
Até a última atualização desta reportagem, o motorista do caminhão-tanque e os agentes do Ibama ainda estavam no local aguardando resgate.
Caminhão-tanque do Ibama pega fogo
Um dos vídeos feitos por moradores da região e compartilhado em redes sociais mostra o caminhão pegando fogo e as chamas intensas alimentadas pelo combustível que estava sendo transportado (veja acima).
A Polícia Militar do 4ª Batalhão de Cacoal e agentes federais de Ji-Paraná, municípios próximos ao local, estão sendo deslocados até Boa Vista do Pacarana para verificar a situação e levantar informações preliminares sobre as causas do incêndio, além de resgatar os agentes do Ibama e o motorista do veículo oficial.
O G1 enviou um e-mail ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre o caso. Porém, até o fechamento desta publicação, o órgão não respondeu aos questionamentos.
Mapa mostra localidade do distrito de Boa Vista do Pacarana, região onde caminhão-tanque pegou fogo. — Foto: Reprodução/Google Earth
O que se sabe até agora sobre o incêndio:
- Ataque teria ocorrido durante operação do Ibama dentro da Reserva Roosevelt;
- O local fica em Boa Vista do Pacarana, distrito de Espigão D’Oeste;
- Caminhão-tanque levava combustível para três helicópteros do Ibama;
- PF informou que batedores colocaram fogo no caminhão;
- PF de Ji-Paraná e PM de Cacoal foram acionados para controlar a situação na região;
- Não há feridos nem informação de quantos funcionários trabalhavam na operação.
Reserva Roosevelt
A Reserva Roosevelt é considerada uma região de conflitos e roubos de madeira por criminosos. É também conhecida pela extração ilegal de diamantes e morte de madeireiros e indígenas.
A região foi palco, por exemplo, de 29 mortes de garimpeiros durante um conflito com os índios, em abril de 2004.
Maquinário destruído pela PF durante operação em terras indígenas de Rondônia — Foto: PF/Divulgação
O fato mais recente foi a destruição de maquinário pesado e acampamentos que ficavam concentrados em uma área de garimpo e desmatamento ilegal nas terras indígenas da Reserva Roosevelt, em fevereiro deste ano.