Um caminhão carregado com granilito afundou no Rio Mamoré, nesta quarta-feira (4), enquanto o motorista tentava estacioná-lo na margem do rio para descarregar a mercadoria, em Guajará-Mirim (RO), município a 330 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o caminhoneiro, no momento em que ele engatou a marcha à ré, o freio do veículo falhou e este acabou descendo para dentro da água.
Valdir Cordeiro, que dirigia o caminhão, lembra que estava posicionando o veículo em uma rampa que dá acesso ao Porto dos Canoeiros, no Rio Mamoré, quando engatou marcha à ré e freio do caminhão não respondeu aos comandos. “Ele então acabou descendo para dentro da água, mas consegui sair a tempo”, diz.
Segundo o condutor, o local onde o veículo afundou possui quatro metros de profundidade e várias pessoas da cidade se mobilizaram para tentar retirar o caminhão e a carga de granilito dentro do rio. Uma balsa, dois barcos, dois tratores e um cabo de aço também estão sendo usados na operação.
“Não tive prejuízos com a carga. Nada se perdeu porque tudo está ensacado e estamos conseguindo tirar com ajuda de amigos e trabalhadores. O veículo será retirado e recuperado. Vai haver algumas avarias e teremos que trabalhar o motor, mas não haverá perda total”, garante Valdir. O trabalho de retirada deve durar até a noite desta quarta-feira.