Cafeicultores de Rondônia ocuparam os cinco primeiros lugares no pódio do Coffee of The Year 2022, o concurso que seleciona o melhor café do ano no Brasil. Os produtores rondonienses se inscreveram na categoria café canéfora e conseguiram chegar com 15 amostras entre as 20 finalistas de todo o país.
Licleison Sebastião da Silva, de Novo Horizonte do Oeste, levou o título de melhor café canéfora de 2022, e passa a ser referência na lista internacional de qualidade.
O campeão foi anunciado em uma cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (18) durante a programação da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG).
Licleison anunciado campeão na final do Coffee of The Year 2022 em MG — Foto: Carolina Brazil
Nas outras quatro posições do pódio ficaram produtores de Cacoal, Cujubim e de Nova Horizonte:
- Licleison Sebastião da Silva – Novo Horizonte do Oeste
- João Alves da Luz – Cacoal
- Edvaldo Sigoli – Cujubim
- Ronieli Hel – Novo Horizonte do Oeste
- Altivo Eduardo Berdes – Cacoal
Nessa edição do Coffee Of The Year participaram produtores de 9 estados do Brasil com mais de 500 amostras inscritas. Durante as provas foram realizadas 881 torras e mais de 18 seções de degustação com a participação de 17 provadores.
Na categoria canéfora, quatro amostras pontuaram acima dos 85 pontos. Foram aceitos na competição amostras com no mínimo 70 pontos.
Coffee Of The Year
A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso, que acontece anualmente na Semana Nacional do Café, conta com duas fases. Na primeira, as amostras enviadas por produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).