Esta quarta-feira (16) marcou mais um avanço na concretização da construção do aeroporto de Ariquemes. Em audiência na SAC (Secretaria da Aviação Civil) o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) entregou a Eduardo Henn Bernardi, Diretor do Departamento de Investimentos em Aeroportos Regionais, o Projeto Executivo do aeroporto. Segundo Mosquini o próximo passo já é a assinatura do convênio e em seguida o início das obras.
O projeto executivo foi elaborado pelo Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) do Governo de Rondônia. O engenheiro Humberto Fayal, responsável pela área aeroportuária, afirmou que o projeto aprovado é a última etapa antes da assinatura do convênio.
O prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, acompanhou Mosquini na audiência.
“Eu agradeço mais uma vez o esforço desse meu amigo deputado Lúcio Mosquini que não mediu esforços para que pudéssemos estar aqui hoje cumprindo mais etapa e conseguindo mais uma vitória para que Ariquemes, em um espaço curto de tempo, tenha realmente um aeroporto”, ressaltou Thiago Flores.
“A construção do aeroporto de Ariquemes é uma bandeira minha e do deputado estadual Geraldo da Rondônia e hoje conseguimos um avanço muito importante. O projeto já está concluído e a licitação será em regime de RDC – Regime Diferenciado de Contratações. O próximo passo é a assinatura do termo de convênio entre a SAC e o Governo de Rondônia, como estudos de geotecnia”, afirmou Mosquini.
A Secretaria da Aviação Civil fará o repasse para o Governo de Rondônia para a construção do aeroporto de Ariquemes, cuja obra é estimada em 32 milhões de reais. “Ariquemes e os municípios vizinhos têm se desenvolvido e um aeroporto com bom porte é fundamental para o setor produtivo e também para o deslocamento de lazer ou trabalho por parte da populaçāo”, concluiu Mosquini.
Atuação parlamentar
O deputado Lúcio Mosquini, desde o início do seu mandato, fez várias gestões em favor do aeroporto de Ariquemes. Em março de 2016 ele foi recebido pelo então Ministro da Aviaçāo Civil, Mauro Lopes, para tratar do projeto do aeroporto.
Nesta audiência, no ano passado, o Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviaçāo Civil da Presidência da República, Leonardo Cruz, entregou ao deputado documento que comprovou a aprovaçāo do estudo preliminar para o aeroporto de Ariquemes e autorizava a execuçāo da fase de anteprojeto.´
O futuro aeroporto de Ariquemes terá terminal de passageiros, pista de pouso com as dimensões de 1.500x30m e quatro posições, o que vai permitir pousos e decolagens de aeronaves regionais de grande porte.