Com recurso destinado pelo deputado Fedederal Lucio Mosquini o DNIT inicia os estudos de sondagem do solo para duplicação da ponte sobre o Rio Jaru na BR 364.
Em audiência com o ministro da Infraestrutura do Brasil Tarcísio de Freitas, o deputado federal Lucio Mosquini tratou sobre a duplicação da ponte.
O Ministro apresentou o plano de ação do governo federal, e mostrou um panorama que o Ministério da Infraestrutura DNIT traçou para Rondônia no ano de 2020/2021
Ao falar sobre a duplicação da ponte sobre o Rio Jaru, o ministro Tarcísio garantiu que as obras devem iniciar no próximo ano e que o DNIT já dispõe de 10 milhões em caixa destinados por meio de emenda parlamentar do deputado Lucio Mosquini.
A empresa Consol foi contratada pelo DNIT para realizar o estudo de sondagem de solo, e definir a melhor concepção de engenharia da duplicação e encabeçamento das pistas para elaboração do projeto.
Tarcísio disse que o Departamento de Engenharia do Exército manifestou interesse em formalizar a execução das obras de construção das vias laterais da BR 364 na entrada da ponte.
O deputado Lucio Mosquini destacou que além da duplicação da ponte o projeto prevê a construção do encabeçamento nas duas margens da pista duplicada, ou seja, a entrada e saída da ponte também serão duplicadas.
Além disse, será realizada a construção de uma passarela de pedestre e uma ciclovia. A conclusão do projeto está prevista para Setembro de 2020 e o início das obras para Junho de 2021.
Segundo o Parlamentar, a obra total está estimada em mais de R$ 20 milhões, e no próximo ano será destinado mais 10 milhões via emenda parlamentar.
Para o pioneiro de Jaru, Dionísio Martins de Souza que atravessou o Rio Jaru em uma balsa de tambor na década de 60 “esse era o maior sonho do povo de Jaru, o Deputado está mudando esse sonho”.