O Governo Federal planeja direcionar novos recursos para a BR-364 em Rondônia, uma via crucial para o transporte de grãos na região.
O Ministério dos Transportes anunciou um aumento nos investimentos, visando melhorias e conclusões de obras estratégicas. Esses investimentos serão distribuídos entre duas áreas distintas: o “Arco Norte” e o “Arco Sul Sudeste”.
No Arco Norte, que abrange estados do Norte e Nordeste, está previsto um aumento dos investimentos de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,66 bilhões em 2024.
Já no Arco Sul, que engloba estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os investimentos devem passar de R$ 1,5 bilhão em 2023 para R$ 2,05 bilhões em 2024.
Segundo o Ministério dos Transportes, o Arco Norte engloba estados estratégicos para o escoamento de grãos, como parte de um plano que envolve portos e estações de transbordo.
Na lista de obras incluídas nesse plano está a BR-364, que passa por Rondônia (especialmente as travessias urbanas em Itapuã d’Oeste, Jaru e Ji-Paraná), e outras como a restauração da BR-158 no Pará, a duplicação da BR-135 no Maranhão e a recuperação da BR-242 na Bahia.
Além disso, o governo planeja ampliar a frota da VLI com 168 vagões, retomar as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e intensificar os trabalhos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste 2 (FIOL 2). O objetivo declarado é elevar a qualidade das rodovias do Arco Norte para 90% de classificação “bom” de acordo com o índice do DNIT.
Agencia Brasil