Um tenente do Corpo de Bombeiros de Pernambuco realizou uma das missões mais importantes da vida dele: fazer o parto do próprio filho, dentro do carro, a caminho da maternidade. O fato aconteceu, no fim da tarde desta quinta-feira (27), no Grande Recife.
Entre parar o veículo e o menino nascer, deu, no máximo, três minutos”, contou o segundo-tenente dos bombeiros, Edson Lopes.
Tudo começou às 17h15, quando Lopes saiu de casa, em Jardim Primavera, em Camaragibe, no Grande Recife, com a mulher, Kássia, para levá-la para ter Mateus. Ele é o segundo filho do casal.
Da residência deles até o hospital, no bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife, a viagem seria de pelo menos 25 minutos, numa rota de pouco mais de 12 quilômetros.
Só que depois de trafegar por dois quilômetros, quando carro ainda estava perto de casa, na Avenida Samuel Mcdwell, em Camaragibe., Kássia fez o alerta: “vai nascer”.
Edson parou o carro, abriu a porta e correu para o banco do carona, na parte dianteira, onde estava Kássa. No banco traseiro viajava a cunhada, Raíza.
Ele empurrou o banco, se acomodou melhor, junto ao painel, e não teve nem tempo. “Olhei a cabecinha saindo e depois o corpo. Coloquei o bebê de lado, vi se tinha algum problema e agasalhei”, lembrou.
Depois de verificar que estava tido bem, Edson, Kássia, Raíza e Mateus seguiram para o hospital. Lá, a criança foi pesada e medida.
Mateus nasceu com 3,1 quilos e 46 centímetros e, segundo o pai, passa bem. Agora, vai fazer companhia para a irmã, Isabela, de 1 ano.
“Ele vai ficar nos hospital e estamos prevendo a alta médica para sábado (29)”, afirmou o segundo-tenente, que trabalha em um grupamento em Serra Talhada, no Sertão, e veio para o Recife para acompanhar o nascimento do filho.