Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Grande BH; há 9 mortos e até 300 desaparecidos

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Grande BH; há 9 mortos e até 300 desaparecidos

RESUMO

  • Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH.
  • A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Córrego do Feijão; uma barragem rompeu e fez outra transbordar.
  • Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
  • Há 9 mortos e até 150 desaparecidos. Nove pessoas foram resgatadas com vida da lama e mais de 100 que estavam ilhadas também.
  • Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro irá sobrevoar o local neste sábado.

ACOMPANHE

As buscas por vítimas do rompimento da barragem foram interrompidas durante madrugada e serão retomadas nesta manhã. Ao longo da madrugada foi realizado cadastramento de familiares das vítimas.

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na noite de sexta-feira (25), um decreto que cria conselho e comitê para acompanhar o desastre em Brumadinho;

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, dos desaparecidos, entre 100 e 150 pessoas estariam na área administrativa da Vale, nas proximidades da barragem que rompeu.

Segundo os bombeiros, há cerca de 300 desaparecidos e 189 pessoas já foram resgatadas.

Os bombeiros também revisaram os números de resgatados e desaparecidos.

Subiu para 9 o número de mortos após o rompimento da barragem em Brumadinho, segundo último balanço do Corpo de Bombeiros de MG, divulgado à 1h30.

A justiça de MG acabou de determinar o bloqueio de contas da Vale. O juiz plantonista Renan Chaves Carreira determinou o bloqueio de cerca de R$ 1 bilhão da Vale. O dinheiro, segundo a sentença, será usado no auxílio das famílias

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que os trabalhos na região de Brumadinho estão sob controle. “Eu diria que apesar de ser uma tragédia de dimensões enormes, a situação está sobre controle. As nossas forças estão fazendo o melhor e eu acompanho pessoalmente”.

Zema disse também que é muito difícil resgatar pessoas vivas dos escombros. “Muito provavelmente iremos resgatar a partir de agora somente corpos”.

Comentários