O barco rebocador que foi lançado no rio Guaporé após um caminhão guindaste virar na última terça-feira (7) foi retirado da água nesta quinta-feira (9), em Pimenteiras do Oeste (RO). O trabalho de remoção foi acompanhado pela Polícia Militar (PM) local.
Foram usados três caminhões e dois tratores para a retirada do rebocador das águas. Devido ao impacto, a embarcação teve danos e deve ser consertada no município.
Embarcação foi retirada por três caminhões e dois tratores nesta quinta-feira (9) em Pimenteiras do Oeste. — Foto: Arquivo pessoal
A Marinha informou, em nota, que enviou uma equipe Inspeção Naval ao local do naufrágio. A Força Armada reiterou que não houve vítimas e “poluição hídrica”.
Disse ainda que instaurou um inquérito para investigar as causas do acidente.
Rebocador teve danos devido ao impacto e deve ser consertado no município. — Foto: Arquivo pessoal
Relembre o caso
O acidente veio à tona após imagens do momento em que um caminhão guindaste tenta colocar um barco dentro do Rio Guaporé, mas tomba para trás, circulou pelas redes sociais.
No vídeo também é possível ver quando o motorista do caminhão cai do veículo durante o acidente. O barco rebocador ficou destruído. Já o caminhão teve a parte traseira danificada.
A Polícia Militar (PM) acreditava que a situação foi ocasionada devido a um leve afundamento do solo durante a manobra. Mas reiterou que o caso trata-se de um acidente e que não é a primeira vez que acontece no município.
Guindaste não aguenta peso de barco e tomba em Pimenteiras do Oeste, RO
O condutor do caminhão, que pertence a uma empresa de Vilhena (RO), foi encaminhado a uma unidade hospitalar de Pimenteiras, ficou em observação e recebeu alta. A polícia revelou também que o dono do barco rebocador, que estava perto do local, chegou a passar mal e foi levado ao hospital da cidade.
A perícia técnica foi acionada pela PM para apurar o acidente, mas como houve apenas danos materiais, não apareceu no local.
Confira na íntegra nota da Marinha sobre o acidente:
Nota à Imprensa
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, informa que tomou conhecimento, ontem, 08 de janeiro, do naufrágio de uma embarcação, durante uma manobra de retirada da mesma da água, ocorrido no Rio Guaporé, nas proximidades do município de Pimenteira do Oeste (RO).
Assim que tomou conhecimento da ocorrência, a Capitania Fluvial de Porto Velho, enviou uma equipe de Inspeção Naval para apurar o ocorrido. Não há relatos de vítimas e poluição hídrica. Um inquérito já foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades pelo acidente.