O crime aconteceu na tarde deste domingo (11), na Rua São Paulo Setor industrial, e segundo o que foi apurado, o acusado José Milton Ribeiro de Souza, teria se dirigido a casa das vítimas com uma faca na cintura no intuito de cobrar uma suposta divida de serviços prestados, tendo em vista que ele e a vítima Francisco Matias, trabalharam juntos.
Já na residência onde se encontrava Francisco e o filho Fabiano Barbosa de Jesus de apenas 16 anos, o acusado sacou a faca e investiu contra Francisco, instante este que o adolescente entrou na frente para impedir que seu pai fosse morto, mas foi covardemente perfurado no tórax vindo a óbito em cima de sua cama. Em seguida, o assassino esfaqueou Francisco que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal e foi transferido em estado grave para uma unidade de saúde da cidade de Ji-Paraná.
Após o crime, o assassino que estava ferido com um corte na perna direita, fugiu a pé deixando rastros de sangue por cerca de 600 metros. Policiais do Serviço Reservado da Policia Militar, foram acompanhando os vestígios de sangue que apontava para dentro de um matagal localizado próximo a Madeireira Roima. Alguns minutos de buscas foram o suficiente para localizar o acusado que se entregou e confessou friamente o crime e também fez questão de demostrar que em momento algum se arrependeu do que fez, “fui lá e fiz o serviço mesmo” – disse José, que justificou seu ato afirmando que seu companheiro de serviço estava lhe enrolando para passar um dinheiro desde o dia anterior.
José Nilton, já foi julgado por outro crime de homicídio em 2012, onde teria participado do assassinato de um amigo durante uma pescaria.