Eleito nas eleições de 2014 com 40.595 votos pelo PMDB de Rondônia, o deputado federal Lúcio Mosquini encerra em dezembro o ano inaugural de seu primeiro mandato como parlamentar.
Ao longo de 2015 Mosquini apresentou e relatou inúmeros projetos, participou de forma ativa de comissões e frentes parlamentares, ocupou diversas vezes a tribuna da Câmara dos Deputados, exerceu a presidência da Casa e participou de discussões importantes para Rondônia e para o país.
“Embora tenha sido minha estréia no Congresso Nacional considero 2015 um ano extremamente positivo. Mas este foi apenas um aquecimento. Podem esperar esperar muito mais de mim nos próximos três anos”, afirmou Mosqurini.
ARTICULAÇĀO POLÍTICA
Já no seu primeiro ano Mosquini descobriu que para vencer em Brasília é preciso, além de muito trabalho, de muita articulaçāo política. Filiado ao PMDB, partido com maior representaçāo no Congresso Nacional, Lúcio Mosquini tem excelente acesso a todas as esferas de poder, seja no Governo Federal, seja no próprio Legislativo.
Antes de se tornar deputado Mosquini foi Diretor Geral do DER/Deosp no primeiro mandato do governador Confúcio Moura, com o qual mantém excelente relacionamento. O Governo de Rondônia, através de suas secretarias e órgāos, é parceiro de Mosquini em diversos projetos e ações.
Já no parlamento federal, ao longo de 2015 Mosquini participou de dezenas as audiências em ministérios, autarquias e órgāos de Governo, com conquistas concretas para o povo rondoniense. A título de exemplo, com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, Mosquini conseguiu a recuperaçāo da BR-364, em especial no trecho Jaru-Ouro Preto d’Oeste.
Com o entāo Ministro da Pesca, Hélder Barbalho, foram discutidos projetos importantes para o fomento à piscicultura rondoniense.
Junto ao Ministério do Turismo Mosquini conseguiu recursos para investimentos na infraestrutura turística de Ouro Preto d’Oeste e Machadinho d’Oeste. O deputado têm bom trânsito com o ministro Henrique Eduardo Alves.
JARU
MOSQUINI GARANTE RETOMADA DAS OBRAS DO PARQUE DA BAIXADA
Paralisada desde novembro de 2014 por motivos burocráticos as obras do Parque da Baixada, em Jaru, foram retomadas pelo Governo do Estado. A obra está sendo realizada pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes.
O Parque da Baixada será o cartão postal de Jaru. Ele está em construção no entorno do córrego localizado no polígono formado pela Avenida Padre Chiquinho, Rua Pernambuco, Rua Rio de Janeiro e Rua Nilton de Araújo, nos Setores 03 e 04 e terá quadra poliesportiva, campo soçaite com gramado sintético, pista de skate, pista de caminhada, pista de ciclismo, arborização, quiosques, playground, anfiteatro, dezenas de bancos, iluminação e paisagismo.
A obra foi idealizada pelo deputado Mosquini quando exerceu o cargo de Diretor Geral do DER.
IFRO É REALIDADE EM JARU
O deputado federal Lúcio Mosquini articulou, correu atrás, cobrou e finalmente a instalaçāo do IFRO em Jaru se tornou realidade. As obras de construçāo do campus já foram autorizadas (confirmar esta informaçāo) e esta escola técnica federal, em um futuro próximo, irá formar os jovens de Jaru, em especial os filhos dos produtores rurais.
Mosquini solicitou, entre outros, os cursos de Técnico em Laticínio e Técnico em Indústria Frigorífica.
A sede do IFRO será construída em um terreno doado pela Prefeitura de Jaru, com autorização da Câmara Municipal. Os recursos para a construção foram viabilizados pela articulação de Mosquini, que conseguiu unir a bancada federal em torno do assunto.
MOSQUINI CONSEGUE RETORNO DO INCRA A JARU
Foi inaugurada em outubro a Sala da Cidadania, uma central de atendimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Jaru.
A Sala da Cidadania foi viabilizada por ações do deputado Lúcio Mosquini. Ela atuará em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaru e atenderá principalmente os proprietários de terra que estão tendo dificuldade para regularizar os títulos de suas propriedades pelo programa Terra Legal.
O primeiro mutirāo do Programa Terra Legal e Incra em Jaru, realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro, foi um sucesso. Centenas de proprietários de terra dos municípios de Jaru, Theobroma, Vale Do Anari, Cacaulândia, Jorge Teixeira e dos distritos de Colina Verde, Vila Palmares e assentamentos que estavam tendo dificuldade para regularizar o título junto ao Programa Terra Legal foram atendidos.
MOSQUINI GARANTE RECUPERAÇĀO DA BR-364
Depois de diversas articulações do deputado Lúcio Mosquini junto ao Ministério dos Transportes e Dnit e pronunciamentos na tribuna da Câmara dos Deputados, os trechos mais críticos da BR-364 – em especial o que liga Jaru a Ouro Preto do Oeste – foram recuperados.
Após esta recuperação Mosquini continuará vigilante em Brasília para que a BR-364 esteja sempre conservada, proporcionando conforto e segurança aos motoristas.
JARU IRÁ GANHAR PATRULHA MECANIZADA
O deputado federal Lucio Mosquini assegurou junto ao Governo Federal empenho no valor de R$ 3 milhões – referente a sua cota de emenda individual – para a compra de máquinas e equipamentos para atender o município de Jaru.
O recurso será destinado à Prefeitura de Jaru, através de convênio, para aquisição de 11 equipamentos rodoviários e possibilitará ao município implantar equipes de patrulhas mecanizadas para a recuperação das suas estradas vicinais.
O mais importante, segundo o deputado, é que a prefeitura terá sua frota própria de máquinas e equipamentos, podendo recuperar sua malha viária sem a necessidade de locação, representando economia à Prefeitura, que poderá investir em outros setores.
Os recursos serāo investidos na compra de: 02 motoniveladoras (patrol), 04 caminhões caçamba, trucado e traçado, 02 Pás-carregadeiras, 01 Retroescavadeiras, 01 Caminhão melosa (abastecimento) e 01 pick up (veículo de apoio).
GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA
Mosquini, depois de eleito deputado federal, já esteve diversas vezes no município de Governador Jorge Teixeira. A última visita foi por ocasiāo da inauguraçāo da praça municipal de Colina Verde, no último dia 4 de dezembro.
O distrito de Colina Verde já dispõe do serviço de telefonia celular graças a articulações do deputado Lúcio Mosquini.
Jorge Teixeira será contemplado por Mosquini com um aparelho de Raio X para a área da saúde.
O setor rural do município receberá dois tratores agrícolas para fomentar a agricultura familiar, sendo um para o distrito de Colina Verde.
E uma antiga reivindicação da população será atendida pelo deputado: uma galeria de concreto para a rua Ipê, nas proximidades do hospital municipal.
MACHADINHO D’OESTE
Em articulaçāo com o ministro Henrique Eduardo Alves o deputado Lúcio Mosquini empenhou recursos junto ao Ministério do Turismo para atender o município de Machadinho d’Oeste.
A indústria do turismo é uma grande geradora de empregos e renda, mas ela depende sobretudo da infraestrutura dos destinos.
Machadinho do Oeste receberá melhorias na estrutura da cachoeira, local de grande visitação turística.
Ainda em Machadinho Mosquini apoia o projeto de construçāo da Usina de Tabajara. O deputado trabalhou com projetos de energia elétrica na região de Machadinho há quase 20 anos, e, desde àquela época, já se falava na construção da usina de Tabajara.
A usina será construída sobre o rio Machado, na Cachoeira 2 de novembro, cerca de 70 km da sede do município, e é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
E uma articulação do deputado federal Lúcio Mosquini está prestes a resolver o problema de energia elétrica no distrito de Guatá, distante 93 km de Machadinho do Oeste.
Localizado no entroncamento da Rodovia do Estanho, que liga o noroeste do Mato Grosso ao sudeste do Amazonas Guatá tem cerca de 4 mil habitantes e sofre com a falta de energia elétrica.
As cerca de mil famílias que moram no distrito utilizam atualmente geradores individuais de energia. Além de beneficiar os moradores, a eletrificação da região também atenderá as cerca de 30 serrarias que geram emprego no município.
“Esta eletrificação rural é um sonho para a região do Guatá e o deputado Lúcio Mosquini está de parabéns por abraçar esta causa”, afirmou Ricelli Viana, empresário em Machadinho do Oeste e que conhece bem a região.
THEOBROMA
Está em pleno vapor a construçāo da ponte de concreto de 121 metros de extensão sobre o rio Jaru, na RO-133.
A ponte interligará o município de Theobroma ao distrito de Bom Jesus (Jaru) e à cidade de Vale do Paraíso. A ponte reduzirá a distância de Bom Jesus a Theobroma em quase 50 km.
Esta ponte sobre o Rio Jaru, bem como a substituição de pontes velhas de madeira por pontes e galerias de concreto ou por bueiros armcos (tubos metálicos) foram idealizados pelo deputado federal Lúcio Mosquini quando diretor do DER e agora ele acompanha a execuçāo da obra, numa linha direta com o governador Confúcio Moura.
Ainda na cidade de Theobroma Mosquini ouviu os anseios da populaçāo e das lideranças políticas e garantiu 4 tratores agrícolas que serāo utilizados na produçāo rural e também um moderno aparelho de Raio X para o setor de saúde.
VALE DO ANARI
O município de Vale do Anari foi contemplado pelo deputado Lúcio Mosquini com 1 patrol e 3 tratores agrícolas, além de equipamentos médico-hospitalares que proporcionarāo melhores condições de atendimento ao sistema público de saúde.