Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Avanços nas ações de integridade marcam o Dia Internacional Contra a Corrupção, em Rondônia

Dia 9 de Dezembro é o Dia Internacional Contra a Corrupção. O Governo do Estado vem seguindo firme na execução de uma série de medidas na prevenção à corrupção, atendendo as diretrizes e boas práticas internacionais.  O Programa de Integridade é uma das estratégias do Estado para contribuir a esse combate, por meio do qual, todas as secretarias devem criar seu plano para boas práticas no serviço público. A Secretaria de Estado de Finanças publicou o seu Plano de Integridade, elaborado com a ajuda da população, na sexta-feira (8).

O plano passou por diversas etapas, como a criação de uma Unidade de Gestão da Integridade, o levantamento de alguns riscos e medidas que podem ajudar a reduzir ou eliminar condutas e práticas antiéticas e a priorização desses riscos com a participação da sociedade através de ampla pesquisa. O plano irá nortear uma gestão mais eficiente e íntegra. Entre as medidas previstas no plano de ação estão:

  • Atualização do Código de Ética e Conduta;
  • Ampla divulgação do canal de denúncias;
  • Maior transparência dos processos internos da Sefin; e
  • Promoção da educação e cultura da integridade.

Para o secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando, a pasta tem buscado não apenas o fortalecimento econômico do Estado, mas também o foco nas ações de integridade. “Um programa bem-sucedido não apenas ajuda a prevenir e detectar irregularidades, também promove uma cultura de conformidade e responsabilidade em toda a organização”, enfatizou.

O diretor de Integridade da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE), Luiz Afonso destacou a importância do Programa de Integridade para a Sefin, que é a responsável por gerir os recursos econômicos do Estado, e uma peça-chave na garantia da aplicação correta dos recursos públicos. “A trajetória da Secretaria de Finanças na implementação desse programa, ao longo dos meses, demonstrou o comprometimento da equipe com a integridade e a ética. Esse caminho é fundamental para garantir a confiança da sociedade, fortalecer a governança e minimizar os riscos”, ressaltou.

A publicação do Plano de Ação é um importante passo na luta contra a corrupção, demonstra o empenho  com a promoção da integridade e transparência.  Além disso, a Sefin tem adotado diversas outras ações para combater a corrupção, entre elas: a realização de treinamentos para gestores e servidores sobre ética e integridade; publicação de informações sobre gastos públicos de forma transparente; participação em eventos e fóruns sobre combate à corrupção,  além da Comissão de Ética e o Programa Seleciona Sefin, que realiza processo seletivo com critérios objetivos, amplamente divulgados na contratação de assessores comissionados.


COMPARTILHAR