A Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) habilitou mais quatro frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina ao mercado chinês. Essas são as primeiras habilitações de plantas brasileiras que os chineses anunciam desde 2019.
Na lista de habilitações anunciada nesta quinta-feira estão o Frigorífico Astra (SIF 1251), de Cruzeiro d’Oeste (PR), a planta da Frisa (SIF 506) em Colatina (ES), a unidade da JBS (SIF 4333) em Vilhena (RO) e o Frigorífico Irmãos Gonçalves (SIF 2443), de Jaru (RO).
A GACC também confirmou a liberação das exportações de dois frigoríficos que estavam suspensos. A unidade da BRF em Marau (RS), cujas vendas de carne de frango estavam bloqueadas desde dezembro de 2021, e a planta da Ramax em Guarantã do Norte (MT), que foi suspensa em agosto do ano passado, conforme antecipou o Valor na ocasião.
As informações sobre as liberações e as novas habilitações estão no site da GACC. As medidas valem a partir desta quinta.
O governo brasileiro ainda não confirmou as novas habilitações, mas já estava na expectativa de que as autoridades chinesas fizessem o anúncio. Ao todo, o Brasil tem agora 106 plantas habilitadas para vender carnes para a China. Dessas, 41 são de carne bovina e 47 de proteína de frango.