No dia 15 de dezembro o Rondônia Dinâmica veiculou matéria revelando que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) na gestão Marcos Rocha, sem partido, negou ajuda ao Município de Ouro Preto do Oeste.
Desta feita, foi a vez da pasta comanda pelo médico Fernando Rodrigues Máximo rejeitar a colaboração com o Município de Cacoal.
A Secretaria Municipal de Saúde da cidade emitiu Ofício assinado por Célia Alves Calado Hossen, secretária, pedindo à Sesau/RO ampolas de medicamentos e outros insumos de saúde.
Nélio de Souza Santos, adjunto de Máximo, respondeu:
“[…]
Informamos ainda que não temos Ata de luvas em vigor e o processo licitatório esta ainda em andamento. Lembramos que fizemos um compra de luvas bastante pequena apenas para suprir a situação de emergência que se apresentava, inclusive com valores bem digamos assim “salgados”.
Informamos que fomos notificados pelos Órgãos de controles sobre a distribuição de materiais a outras secretaria que não seja a SESAU.
Também salientamos que estamos passando por um período bastante turbulento no que diz respeito a disponibilidade orçamentária, e ao nosso juízo devemos priorizar sem sombra de duvidas nossas responsabilidades e obrigações.
Por fim, também importante registrar que estamos chegando ao final de mais um ano, onde a partir de 15 de dezembro as empresas, industrias e representantes entram em férias coletivas, só retornam as atividades normais em meados de 15 a 20 de janeiro do próximo ano, o que por si só já coloca em situação de risco o abastecimento das unidades e a manutenção do nosso estoque regulador.
Assim, lamentamos informar, mas no momento estamos impossibilitados de atender qualquer pedido de origem externa, sob pena de colocar em risco e/ou colapso a rede estadual de saúde.
Sendo o que se apresenta para o momento, reiteramos votos de consideração e apreço.
Atenciosamente, […]”.
CONFIRA OS DOCUMENTOS: