Aplicação da 2ª dose da CoronaVac está suspensa em Jaru e mais três municípios

Publicada em


Na última semana, a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac foi suspensa em pelo menos 4 municípios de Rondônia, sendo Porto Velho, Ariquemes, Candeias do Jamari e Jaru. O motivo, em todos os municípios, é a falta do imunizante.

Estoque de CoronaVac acaba em Fortaleza e vacinação da segunda dose de grupos prioritários que usaram o imunizante será interrompida nesta sexta-feira (30). — Foto: Instituto Butantan/Divulgação

Estoque de CoronaVac acaba em Fortaleza e vacinação da segunda dose de grupos prioritários que usaram o imunizante será interrompida nesta sexta-feira (30). — Foto: Instituto Butantan/Divulgação

No sábado (1ª), 3.200 doses da CoronaVac chegaram em Rondônia, mas, segundo o governo do estado, esse lote não atenderá as pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina, já que o laboratório deve normalizar a entrega das doses destinadas à aplicação da 2ª dose em até 10 dias.

Sem estoque

A Prefeitura de Porto Velho justificou que não guardou vacinas para aplicação da segunda dose, pois seguiu a recomendação do Ministério da Saúde. Entretanto na segunda-feira (26) o ministro, Marcelo Queiroga, voltou atrás e agora recomenda estocar vacina para garantir a segunda dose da CoronaVac.

“Com essa determinação, Porto Velho não armazenou as vacinas recebidas nos 8°, 9° e 10° lotes, totalizando cerca de 17 mil doses.”, comunicou a prefeitura.

Já em Ariquemes, a Secretaria Municipal de Saúde diz que já entrou em contato com o Ministério da Saúde, que por sua vez garantiu o envio de mais doses da vacina CoronaVac no início da próxima semana.

Intervalo necessário

O intervalo para a aplicação da segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias. Segundo o Ministério da Saúde, a suspensão não invalida o efeito da vacina, e a orientação é tomar a segunda dose assim que uma nova remessa chegar.

Infectologista explica que faltam dados sobre atraso na segunda dose da vacina da Covid'
Infectologista explica que faltam dados sobre atraso na segunda dose da vacina da Covid’

Vacinação em Rondônia

Mais de 10% da população rondoniense já tomou a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O estado é o antepenúltimo no ranking nacional de vacinação, na frente apenas do Amapá e Roraima.

De acordo com o Painel Covid do Governo de Rondônia, mais de 193 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante no estado e apenas 81.126 foram contemplados com a 2ª dose.

O painel não aponta quantas pessoas precisam tomar a 2ª dose da CoronaVac no estado.