Apagão volta atingir Rondônia e Acre

Apagão volta atingir Rondônia e Acre
ELETROSSOL NORTE JARU Instalação energia solar

Rondônia e Acre ficaram sem energia elétrica por cerca de 1h, na tarde desta terça-feira (29), após um novo apagão atingir os dois estados em menos de 15 dias. 

Além da capital de Rondônia, o apagão atingiu as cidades de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal e Pimenta Bueno. No Acre a falta de luz atingiu 11 cidades.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão ocorreu porque “houve a perda de 750 megawatts de carga nos dois estados”, porém ainda não se sabe a causa e o incidente será investigado.

 
 

Em uma nota, a ONS explicou sobre o apagão nos dois estados:

A partir das 15h48 iniciou-se uma série de desligamentos no sistema Acre-Rondônia, que resultaram na perda da interligação desse sistema com o Mato Grosso, das usinas de Santo Antônio, Jirau e Samuel, além do bipolo 2 do Madeira.

Houve a perda de 750 MW de carga nos dois estados, sendo 190 MW no Acre e 560 MW em Rondônia.

O restabelecimento das cargas teve início às 16h15 em Porto Velho (RO) e às 16h40 em Rio Branco (AC). Às 17h já estavam restabelecidas cerca de 85% da carga desses estados.

O ONS e os agentes estão analisando as possíveis causas da ocorrência, de forma que seja elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) na maior brevidade possível.

Comentários