Desconto para alta tensão será de 16%, enquanto os usuários da baixa tensão terão uma redução na conta de 9,85%. Medida começa a valer já em dezembro de 2020.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou a redução média de 11,29% na tarifa de energia em Rondônia. A redução foi aprovada nesta terça-feira (8) pela diretoria do órgão e começa a valer a partir do dia 13 deste mês, vigorando pelos próximos 12 meses.
“Para os consumidores de alta tensão, ou melhorando para a indústria do estado de Rondônia, para o comércio do estado de Rondônia, nós estamos falando em uma redução tarifária na ordem de 16%. E nós estamos falando em uma redução tarifária para baixa tensão, para as residências do estado de Rondônia, na ordem de 9,85%. Quando nós conjugamos esses dois redutores tarifários, a gente está falando em um efeito médio para o estado de Rondônia da redução de aproximadamente 11,29%”, disse o relator do processo na Aneel, Efraim Cruz.
O relator atribuiu a redução a ações adotadas pelo Governo Federal, como a Medida Provisória 998 que trata de mecanismos par reduzir impactos dos reajustes tarifários, e a Conta Covid, que é um empréstimo concedido às distribuidoras de energia de todo o país para fazerem frente ao aumento de custos que tiveram em 2020 e que teriam de ser repassados aos consumidores.
Fonte: g1.globo