Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Águas de Jaru apresenta ações para minimizar impactos da estiagem no abastecimento

Concessionária recebeu representantes da Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, Ministério Público, Defesa Civil e Associação Comercial e Industrial de Jaru
A Águas de Jaru recebeu representantes da Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente (Semeagro), Ministério Público, Defesa Civil e Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), para uma reunião sobre as ações planejadas, desenvolvidas e executadas pela concessionária para minimizar os impactos no abastecimento de água tratada na cidade, durante o período de estiagem em Rondônia. Além da reunião, os representantes participaram ainda de uma visita técnica no ponto de captação no Rio Jaru.
Entre as ações realizadas pela concessionária, foram destacadas durante a reunião, as melhorias implantadas nos primeiros 30 dias de operação no município, com a instalação de novos registros, que tem o objetivo de melhorar a pressão e volume de água que chega até as casas. Os registros contribuem também para a redução de perdas, evitando desperdício de água tratada.
Em Jaru, a rede de abastecimento de água tratada agora conta com tecnologia, para monitorar todo o sistema. O acompanhamento ocorre de forma remota, em tempo real e 24 horas por dia, por meio dos pontos de monitoramento de pressão de água captado pelo aparelho datalogger, instalado em vários pontos da cidade. A concessionária já implantou cerca de 50 equipamentos. O datalogger permite observar, de forma instantânea, e pelo celular, possíveis irregularidades no sistema de abastecimento e distribuição. O aparelho é instalado em pontos planejados da rede. Com o datalogger é possível compreender o problema, e antecipar as ações para resolução, reduzindo perdas e transtornos.
A Águas de Jaru realizou ainda o mapeamento do leito do Rio Jaru, por meio do estudo batimétrico. A análise conduzida por uma equipe especializada, tem o objetivo de medir a profundidade e mapear a topografia do leito do rio, principal fonte de abastecimento de água do município.
“Diariamente monitoramos o nível do Rio Jaru, que abastece a cidade, e apesar da estiagem, o nível do rio tem permitido a captação da água dentro da normalidade. Contamos ainda com tecnologia, o que permite que todo o sistema de abastecimento seja monitorado 24 horas, proporcionado uma resposta rápida a qualquer variação no sistema, além da diminuição de perdas de água tratada. Estamos atentos, e realizando as melhorias necessárias para passarmos por esse período crítico do verão amazônico sem grandes transtornos”, destacou o diretor executivo da Águas de Jaru, Robson Cunha.
“A concessionária Águas de Jaru apresentou os principais aspectos a serem trabalhados para o enfrentamento dessa crise hídrica. A Secretaria Municipal de Agronegócio e Ambiente analisa e verifica o que é possível dentro da legislação ambiental, dentro daquilo que a Secretaria busca para soluções ambientalmente viáveis, e nós buscamos implementar, além dessas implementações e medidas, também é necessário o trabalho de conscientização junto à população, pois pnão adianta a gente trazer planos e metas para o enfrentamento da crise hídrica se a população não aderir a esse desafio, tendo consciência que é necessário economizar o máxima de água possível principalmente nessa época”, pontuou o secretário da Semeagro, Cleverson Barbosa
“Existem várias linhas de trabalho, seja curto, médio e longo prazo, e nós podemos ver a concessionária empenhada. A associação busca acompanhar de perto, porque o nosso desejo é que enquanto antes tenha uma rede estruturada em todos os sentidos em prol da nossa comunidade, e água é desenvolvimento pra qualquer sociedade”, disse o presidente da ACIJ, Ednilso de Oliveira
Além das ações operacionais, a concessionária lançou nessa semana a campanha de estiagem, com divulgações no rádio, TV e redes sociais, reforçando sobre a importância do uso consciente da água, principalmente nesse período.
Participaram da reunião, o secretário da Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente (Semeagro), Cleverson Barbosa, Sara Line Silveira Araújo Mendes, diretoria do departamento de Meio Ambiente da Semeagro, Lucas Jhonatas, assessor de expediente da Defesa Civil Municipal, Lúcia Helena Matos, Analista de engenharia sanitária do Ministério Público e Dimer Suegty Silva Mendonça, oficial do Ministério Público, Renan Carbonera Solcia, assistente da promotoria do Ministério Público de Jaru, o  presidente da Associação Comercial Industrial de Jaru (ACIJ), Ednilso de Oliveira e Rosicleide Dutra Damasceno, assessora jurídica da ACIJ.

COMPARTILHAR