A área no entorno da pista do aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná (RO), está recebendo melhorias para assegurar uma frequência regular de voos. Depois de prontas, as adequações vão favorecer a implantação de mais destinos aéreos e mais segurança para pousos e decolagens.
Os problemas estruturais fizeram com que a Azul Linhas Aéreas retirasse todos os voos em março deste ano. Nesse período, a companhia informou ao G1 que a falta de manutenção do aeroporto vinha trazendo dificuldades para as operações, resultando em atrasos e cancelamentos constantes.
As adequações no local foram solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo feitos pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER). A lista de adequações a serem feitas foi publicada no despacho elaborado pela Coordenadoria do DER.
Entre esses ajustes está a delimitação de cerca para garantir maior segurança para os moradores da região e para as subidas e descidas de aeronaves; expansão de pátio; a ampliação da pista de táxi para 25 metros; e completa sinalização vertical. Além disso, a Anac também solicitou o funcionamento do sistema operacional por instrumentos e estação de rádio. Atualmente o sistema operacional do aeródromo é feito por visualização.
Conforme o secretário regional de governo em Ji-Paraná (RO), Everton Esteves, a construção da cerca foi realizada por uma equipe terceirizada e os demais serviços estão sendo feitos pelo DER local. A área no entorno da pista já está 70% cercada, demarcando a divisa entre a extensão oficial do aeroporto e as propriedades rurais vizinhas.