Jaru Online
Jaru, 1 de novembro de 2024

Adolescentes realizam motim em centro socioeducativo de Ji-Paraná

Menores em conflito com a lei iniciaram um motim no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Ji-Paraná (RO), na região central do estado. O conflito teve início no começo da noite da última segunda-feira (5) e os menores só foram conditos na madrugada desta terça-feira (6). Esta foi a quinta ocorrência do tipo nos últimos sete dias, conforme um socioeducador.

Segundo registro do boletim de ocorrência, um dos menores tentou fazer um buraco na parede para ter acesso ao alojamento vizinho, que estava vazio e sem cadeados na porta. Socioeducadores conseguiram conter o adolescente e evitar que ele escapasse de seu alojamento.

Algumas horas depois, os jovens voltaram a se alterar e começaram a bater contra as portas dos alojamentos. Cinco deles atearam fogo nos colchões e os jogaram nos corredores do centro. Segundo um socioeducador, que não quis se identificar, este foi o quinto caso nos últimos sete dias.

Um dos menores tentou quebrar a parede do alojamento (Foto: Whatsapp/Reprodução)
Um dos menores tentou quebrar a parede do
alojamento (Foto: Whatsapp/Reprodução)

O centro tem capacidade para atender 50 socioeducandos e recebe hoje 34 adolescentes de Ji-Paraná e da região central do estado. Desde que foi inaugurado, em junho deste ano, o Case já registrou diversos motins ou tentativas de fugas, em entrevista ao G1 a delegada Renata Stela falou sobre a situação.

“Desde que foi inaugurado, adolescentes de outras cidades foram recolhidos para Ji-Paraná e constantemente recebemos a informações que esses jovens entram em conflito com os servidores ou até mesmo contra outros menores. Muitas vezes os menores fazem exigências que não podem ser atendidas, pois são reivindicações que não são vislumbradas na constituição”, afirma a delegada.

Após o princípio de motim, quatro socioeducandos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para prestarem esclarecimentos sobre o caso e deverão responder pelo crime de danos ao patrimônio público.


COMPARTILHAR