Jaru Online
Jaru, 27 de outubro de 2024

Adolescentes brigam e tentam fugir de Case inaugurado há 20 dias

Dez adolescentes tentaram fugir do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) inaugurado há 20 dias, em Ji-Paraná (RO), região central do estado,  na noite de terça-feira (27). De acordo com o boletim de ocorrência, os internos estavam jantando quando começaram uma confusão. Durante a briga, dez jovens batiam em outro. Na sequência eles começaram a quebrar uma parede, mas foram contidos por agentes.

Dentro do refeitório havia três agentes socioeducadores, que conseguiram retirar o adolescente que apanhava dos outros de dentro da sala. Depois de retiraram o garoto, os agentes trancaram a porta do refeitório.

Na ocasião, os menores começaram a quebrar o refeitório utilizando os extintores de incêndio. Eles chegaram a fazer um buraco na parede, mas não conseguiram fugir, pois os socioeducadores e a uma guarnição da polícia militar conseguiram impedir a fuga.

Um agente e dois adolescentes ficaram feridos durante a confusão. Segundo boletim de ocorrência, um adolescente foi apontado como o autor do dano. De acordo com a delegada Renata Stela, agora, os adolescentes que se envolveram na confusão devem ser ouvidos e podem responder por dano ao patrimônio público.

Novo centro atenderá mais de 50 adolescentes (Foto: Pâmela Fernandes/G1)Novo centro deve atender mais de 50 adolescentes
(Foto: Pâmela Fernandes/G1)

Obra
A obra do Case durou 15 anos e foi inaugurada no último dia 9 de junho em Ji-Paraná. O local poderá abrigar mais de 50 socioeducandos de cidades da região central do estado. Mais de R$ 8 milhões foram investidos na obra, que substitui o antigo Centro de Recuperação e Capacitação de Menores (Cercame).

Desde que a obra iniciou em 2002, foram quase 15 anos de espera pela inauguração do novo prédio, para abrigar os menores em conflito com a lei. O Case possui quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, pista de atletismo e uma academia. Atualmente, trabalham na instituição mais de 80 servidores, além de profissionais da área de pedagogia, psicologia e assistência social para atender os adolescentes.


COMPARTILHAR