Jaru Online
Jaru, 21 de abril de 2025

Ações do FNO Itinerante chegam ao Vale do Anari

Os eventos são promovidos pelo Basa. Três municípios já foram alvo da ação realizada presencialmente com as normas de prevenção no atual cenário pandêmico 

As ações do FNO Itinerante chegaram a três municípios do estado de Rondônia na última semana de setembro com o objetivo de levar informações sobre o acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Agora a próxima ação do FNO itinerante para o ano de 2021 acontecerá no município do Vale do Anari, no próximo dia 08 de outubro.   

O superintendente regional do Banco da Amazônia em Rondônia, Diego Campos, explica que a Instituição tem a meta de alcançar todos os municípios do estado. “Vamos tornar mais acessível a possibilidade do produtor receber crédito para que tenham oportunidade de desenvolvimento de seus empreendimentos”, informou o superintendente.  

 

As reuniões tiveram início no município de Nova União no dia 27 de setembro, com continuidade no município do Vale do Paraíso no dia 29 de setembro e Mirante da Serra no dia 28 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal. O superintendente Diego Campos esteve presente juntamente com os gerentes gerais das agências de Jaru, Thiago Souza Chaves, e de Pimenta Bueno, Zileno Dantas Martins. Houve também a participação de representantes de algumas entidades como a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

 

Histórico

O FNO Itinerante teve início com um projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).  

Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais), agricultura de base familiar, empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local e que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local. 

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do MDR e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais.


COMPARTILHAR