ACIJ comemora a funcionalidade do Sistema de Videomonitaramento que tem contribuido com o serviço da Policia em Jaru

ACIJ comemora a funcionalidade do Sistema de Videomonitaramento que tem contribuido com o serviço da Policia em Jaru

Implantado através de uma parceria entre a Associação comercial e Industrial de Jaru – ACIJ, Tribunal de Justiça por meio da Vara Criminal de Jaru e Cooperativa de Crédito Sicoob Centro, o sistema de Videomonitoramento foi inaugurado em março de 2017.

O sistema contribui diretamente com o serviço das Polícias Militar e Civil na elucidação de crimes, de dano ao patrimônio público, infrações de trânsito, furtos, roubos e até tentativa de homicídio e homicídios consumados.

Ao todo são 15 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Os equipamentos capturam imagens na tecnologia full HD, que são armazenadas na central de monitoramento, além disso, possui tecnologia infra-vermelho, que mantém o monitoramento mesmo durante a noite.

A central de videomonitoramento funciona em uma sala no quartel do 8º Batalhão da Polícia Militar é de lá que durante 24 horas por dia, o operador monitora e dá suporte para as guarnições de serviço.

Nas telas que projetam a imagem das câmeras, são monitoradas placas de veículos e pessoas suspeitas, caso necessário são acompanhados e abordados.

De acordo com a polícia, a presença das câmeras intimida de inibe a ação de criminosos.

Dos vários flagrantes citaremos, um caso registrado na Rua Governador Jorge Teixeira, próximo à Avenida Dom Pedro no Setor 07. Por volta das 23h o suspeito a pé, invade um lavador de carros e furta uma bicicleta, ele ainda pega uma camiseta no varal para tentar despistar, logo em seguida, todo desconfiado foge. Mas mal sabia ele, que estava sendo vigiado e acompanhado pelas câmeras. A guarnição de serviço foi acionada, chegou rápido no local e abordou o ladrão que acabou preso.

“A instalação do videomonitoramento é um marco na segurança pública do nosso município e nós iremos trabalhar em conjunto para ampliar esse sistema, porque como sempre falo, a razão de existir da ACIJ é também contribuir com ações que vão de encontro com a necessidade da cidade e com isso todos ganhamos”, disse o presidente da ACIJ Ednilso Oliveira.

Comentários