Jaru Online
Jaru, 26 de novembro de 2024

A realidade dos Bastidores da Política no município de Jaru

O sistema político ilícito aqui no município, não se difere do restante do Brasil, apenas manipulam valores inferiores. Quando se observa candidatos gastando valores absurdos, muito superiores aos que eventualmente irão retirar em seus ordenados ao longo de seus mandados, há de se ficar com um pé atrás.

Estima-se que os políticos eleitos em quase sua maioria, visam os eventuais benefícios que virão com suas atribuições no poder, e ao contrário do que muitos pensam, não fazem planos com salários.

Direcionando ao contesto municipal, um caso recente amplamente divulgado, refere-se ao ex-presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Orlandini, que prometeu benefícios aos vereadores para votarem nele e então após se tornar chefe do segundo poder do município, traiu os vereadores e passou a trabalhar apenas em benefício da Chefe do Executivo, em troca de benefícios pessoais. O objetivo já estava traçado, os vereadores foram usados como peças fundamentais e o Executivo seria o alvo das extorsões, porem a cúpula do poder a ser extorquido, agiu diferente do que muitos outros agiriam, preferiu armar uma cilada que resultou na prisão do futuro beneficiado. Para isto o executivo também participou do crime, fez gravações ilegais, induzindo a corrupção, e foi o autêntico corruptor, porem até o presente momento, o corruptor não responde pelo ato.

A partir de então estava travada a guerra corporativista entre os poderes, Legislativo e Executivo. A Câmara defendeu fielmente o seu integrante e lhe absolveu, mesmo ele sendo preso em flagrante com o dinheiro entregue pelo corruptor. Agora o Poder Legislativo terá que explicar ao Ministério Público, as ações tomadas inerentes a este caso.

O relacionamento dos vereadores que já não andava muito bem com a prefeita, pois ela não conseguia cumprir os compromissos firmados em beneficiar os os mesmos com: portarias, locação de produtos e maquinários entre outros, agora está em decadência.

Dos 15 vereadores, estima-se que apenas quatro estão obtendo vantagens direta do Executivo Municipal em troca de seus apoios, já outros recebem algum tipo de vantagem mais consideram pouca.

 

Executivo      

 

Quem analisa o contexto acima mencionado, considera o Executivo como vítima da ganancia do Legislativo, porem a história pode ser bem diferente. Na visão do Legislativo a prefeita está “nadando de braçada”, beneficiando em troca de “retornos”, empresas prestadoras e fornecedores da prefeitura.

O caso que mais enfurece os vereadores, referre-se ao contrato de limpeza de ruas, promovido por uma empresa de propriedade de um dos melhores amigos da prefeita, eles até postam fotos sempre sorridentes juntos, situação que motiva os vereadores a ainda mais, querer a destituição da prefeita. A empresa encontra-se em investigação no MP.

Contratos com empresas de parceiros da prefeita ou de militantes do PT, também arrecadam diversas quantias dos cofres públicos. Tudo isto deixa os vereadores descontentes, pois eles não estão usufruindo destes benefícios.


COMPARTILHAR