A BBC explica o que está por trás da diferença de tamanho incomum entre os casais presidenciais nesta foto tirada na Geórgia.
Esta estranha foto dos Bidens e Carters causou um grande alvoroço na internet.
Na foto, o presidente Joe Biden e sua esposa, Jill Biden, parecem extraordinariamente grandes ao lado de Jimmy Carter e da ex-primeira-dama Rosalynn Carter.
A imagem foi tirada na casa de Carter em Plains, Geórgia, na semana passada. O atual casal presidencial visitava o sul dos EUA como parte de atividades ligadas aos 100 dias do mandato de Biden.
É verdade que Biden é um pouco mais alto do que Carter, o presidente democrata que governou os EUA entre 1977 e 1981. Mas não tanto quanto parece na foto.
O tamanho das pessoas na foto, que foi divulgada segunda-feira (3) pelo Carter Center, parece ser o resultado da distorção causada pelo uso de lentes grande-angulares, afirma o editor de imagens da BBC, Phil Coomes.
Um grande ângulo expande o que está próximo dos cantos da foto e comprime o que está no centro. Os fotógrafos profissionais geralmente usam esse efeito ótico a seu favor. Mas, neste caso, ele parecem ter criado uma representação artificial de uma cena.
O efeito também é exagerado pelo fato de Jimmy Carter estar encostado na sua cadeira, enquanto Joe Biden está ajoelhado na frente de Rosalynn Carter.
Piadas no Twitter
O resultado provocou inúmeras piadas nas redes sociais.
Este usuário identificado como Deonardo La Vinci, por exemplo, decidiu tentar trocar os tamanhos dos Carters e dos Bidens: “Pronto. Arrumei”.
Usuário Deonardo La Vinci faz piada com foto dos Carters e dos Bidens no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter
A usuária Sister Celluloid comentou sobre a aparente superioridade física dos Biden:
“Votamos em Biden porque ele é um ser humano decente com políticas sólidas, mas também porque ele e Jill são gigantes que irão esmagá-lo se você os irritar.”
Aos 96 anos, Jimmy Carter é o ex-presidente mais longevo da história dos EUA. Sua esposa, Rosalynn, tem 93 anos.
Jimmy e Rosalynn Carter (com Jill Biden e o ex-vice-presidente Al Gore atrás) no funeral do ex-presidente George H.W. Bush em 2018 — Foto: AFP
Fonte: G1