Três homens foram presos pela Polícia Militar, na tarde do último sábado (21), por suspeita de integrarem um grupo de posseiros armados que invadiram uma fazenda e tomaram quase todos os funcionários como reféns, no distrito de Nova Mutum Paraná, região de Porto Velho.
Com eles, a polícia apreendeu nove motocicletas que estavam sem placas ou com o lacre rompido. Os veículos foram entregues a 10ª DP, de Nova Mutum. Segundo a polícia, os suspeitos pretendiam lotear a fazenda que pertence a um comerciante e um policial civil. O grupo já havia montado acampamento e estavam comercializando os lotes.
Um dos suspeitos, apontado também como possível estelionatário, já estaria recebendo dinheiro pelos futuros lotes. Com ele a PM diz ter apreendido um caderno com vários nomes, um cheque no valor de R$ 500,00 e R$ 250,00 em espécie.
No registro de ocorrência, a polícia diz que a fazenda foi invadida por vários homens encapuzados e que os funcionários foram tomados como reféns. Um funcionário conseguiu fugir e pedir ajuda.
Para garantir a tomada do local, os invasores queimaram e derrubaram uma ponte que dava acesso à fazenda, obrigando a polícia a fazer uma viagem mais longa para acessar a propriedade.
De acordo com os policiais, cerca de 40 homens estavam na fazenda e, quando viram a polícia, fugiram para dentro da mata. Um invasor teria efetuado disparo de arma de fogo, houve revide, mas ninguém foi ferido. Dois cartuchos deflagrados de calibre 32 foram encontrados no local.