Jaru Online
Jaru, 26 de novembro de 2024

Escritor jaruense encerra agenda em Mato Grosso sendo recebido pelo prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade

Depois de cumprir uma extensa agenda em Cuiabá (MT), onde foi recebido no início da semana pelo secretário adjunto de Cultura do Estado, Jan Moura, marcar presença com o vice-governador Otaviano Pivetta, além de conceder entrevista exclusiva ao programa Cidadão Consumidor da TV Cidade Verde, os compromissos oficiais do escritor jaruense Elias Gonçalves chegaram nesta quinta-feira (13) à Vila Bela da Santíssima Trindade, sua terra natal.

Na manhã desta quinta-feira (13), Elias Gonçalves esteve com o secretário Municipal de Cultura de Vila Bela da Santíssima Trindade, Ednardo Marques de Almeida. Na oportunidade, o responsável pela pasta recepcionou o escritor no Palácio dos Capitães Generais, local em que no passado foi sede administrativa da Capitania de Mato Grosso.

Durante a estadia no Palácio dos Capitães, Elias Gonçalves teve acesso a uma aula prática de história a respeito de importantes momentos de Vila Bela da Santíssima Trindade. A cidade, fundada por Dom Antônio Rolim de Moura em 19 de março de 1752, foi capital da Capitania de Mato Grosso até 1835.

Além disso, o secretário Ednardo Marques apresentou o plano arquitetônico com a planta baixa de fundação da cidade, por ocasião de sua construção, planejada estrategicamente, para ser a capital da Capitania de Mato Grosso e seguindo o padrão colonial da época.

Elias Gonçalves teve acesso aos locais onde haviam cópias de documentos históricos relacionados a cidade em que nasceu e que possuem uma importância muito grande para a comunidade vilabelense.

Entre os acervos apresentados ao escritor estão o mapa original de Vila Bela e obras de arte produzidas por pessoas que nasceram no município e que, portanto, carregam em suas veias, o DNA de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Durante o período vespertino, Elias Gonçalves conheceu o Museu Histórico & Arqueológico de Vila Bela da Santíssima Trindade Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, onde foi recepcionado pela estagiária Tânia Coelho de Oliveira. A estagiária apresentou as instalações do museu, onde consta uma significativa parte da história local, a forma transcorreram os acontecimentos e de que maneira os personagens se sobressaíram em cada momento.

Ainda na tarde desta quinta feira (13), Elias Gonçalves foi recebido pelo prefeito de Vila Bela, André Bringsken (MDB) e pela primeira-dama do município, Daiana Fernanda Maria Macedo. A recepção acontece no gabinete do executivo municipal e foi um marco na vida do escritor.

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade agradeceu ao escritor jaruense por fazer de Vila Bela um dos destaques de suas obras e, após conhecer a magnitude do trabalho produzido por Elias Gonçalves, em nome de toda a população local, parabenizou o escritor e disse que o município esta à disposição para o que estiver nas mãos da administração.

Em nota enviada à imprensa, o escritor Elias Gonçalves explicou que a visita ao município de Vila Bela da Santíssima Trindade representa não apenas a visita a uma das mais importantes cidades do Brasil, mas, principalmente, o retorno às próprias origens. Feliz com a recepção proporcionada pelos habitantes do município, o sentimento de gratidão predomina em cada palavra.

Fonte: Assessoria


COMPARTILHAR