Segundo o decreto, fica proibida a realização de eventos públicos ou privados, sejam eles em espaço aberto ou fechado.
A prefeitura de Porto Velho cancelou a realização das festividades do Carnaval de 2022. De acordo com a administração municipal, o motivo do cancelamento é o aumento expressivo no número de novos casos de Covid-19 e o surto de influenza.
Segundo o decreto, fica proibida a realização de eventos públicos ou privados, sejam eles em espaço aberto ou fechado, tais como:
- Bailes de carnaval;
- Blocos e Agremiações;
- Carnavais de rua;
- Festas em repúblicas;
- Festas em sítios e eventos privados de qualquer espécie.
O decreto ainda aponta que bares, restaurantes e boates podem funcionar, desde que adotem os protocolos e as medidas sanitárias, como distanciamento e o uso de máscara.
Segundo a prefeitura, o Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) e a Defesa Civil Municipal devem fazer a fiscalização da cidade no período do carnaval. Em caso de descumprimento, haverá aplicação de penalidades.
Banda do Vai Quem Quer
Em novembro de 2021, a diretoria da Banda do Vai Quem Quer informou o cancelamento do desfile no carnaval de 2022. Em nota à imprensa, a presidente Siça Andrade explicou que por mais que seja tradição em mais de 40 anos, o bloco não vai desfilar em respeito a todas as famílias vítimas da Covid-19.
Esse será o segundo ano consecutivo que o evento não ocorrerá em Porto Velho.
A banda diz que deve preparar uma live para celebrar o sábado de carnaval, dia em que tradicionalmente aconteceria o desfile. Em 2022 a data deve cair em 26 de fevereiro.
Números da pandemia
Desde o começo da pandemia, a prefeitura aponta que Porto Velho já registrou:
- 88.821 casos
- 2.530 óbitos
Fonte: g1,RO