A Polícia Federal (PF) apreendeu vários produtos de origem florestal que estavam sendo comercializados ilegalmente como medicamentos em Ji-Paraná (RO), município localizado na região central de Rondônia. De acordo com a PF, três mandados de prisão foram cumpridos na quarta-feira (18), e o dono de uma rede de lojas acabou sendo preso por extrair e comercializar remédios naturais que eram extraídos da floresta amazônica. Mais de 1 mil unidades foram encontradas em duas lojas e no depósito da empresa.
Segundo o delegado da PF, Everton de Oliveira Manso, os produtos, em especial óleo de copaíba, eram retirados da Reserva Biológica do Jaru (Rebio). A unidade de conservação não admite alterações feitas pelo homem. “Pessoas ligadas ao comerciante retiravam a matéria-prima da Rebio e transportavam até o depósito das lojas em garrafas PET. Lá eles dividia o produto em vários frascos rotulados, para em seguida vendê-los”, conta.
Ainda conforme a PF, os rótulos dos produtos apreendidos não continham informações importantes, como origem da matéria prima, efeitos farmacológicos, posologia, responsável técnico ou órgão de fiscalização. Além do óleo de copaíba, foram apreendidos mais de cem tipos diferentes de produtos, que somaram mais de mil itens apreendidos por serem comercializados de forma irregular.
A Vigilância Sanitária de Ji-Paraná e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também colaboraram com as investigações.