Jaru Online
Jaru, 21 de setembro de 2024

Theobroma: Irmão de paciente com câncer relata descaso do município ao não conceder ambulância para transporta-lo

Recebemos na manhã desta quarta-feira (18), a denúncia que partiu do irmão de um paciente, que estaria em fase terminal de câncer, o qual relatou toda sua indignação, e o que ele chamou de descaso com o doente, por parte da Prefeitura do Município de Theobroma.

De acordo com Agenor Val Maggioni, seu irmão, Adriano Val Maggioni de 35 anos que está em fase terminal de câncer, e reside no munícipio de Theobroma, precisou se deslocar para a capital, Porto Velho, onde realiza seu tratamento médico na unidade do Câncer em Rondônia, denominado Barretinho, e de lá entraram em contato com o secretário de saúde de Theobroma, solicitando uma ambulância para transportar de volta o paciente ao município. Ainda de acordo com Agenor, ele e o paciente aguardaram das 06h00 às 18h00, mas como a ambulância não chegou, este entrou novamente em contato com o secretário, o qual lhe informou que o deslocamento de uma ambulância até a capital, única e exclusivamente para o translado do paciente, geraria ao município um gasto muito grande, e que, portanto, era mais viável, que eles viessem com a Van que já estaria trazendo mais pacientes que estavam na capital.

Sem outra opção o paciente embarcou no veículo, mas não pode usar o cinto de segurança devido ao uso de uma sonda que está ligada ao seu intestino, e além de tudo, seguiu vomitando em um lixeiro improvisado, durante todo o trajeto.

O acompanhante, Agenor, chegou a parar em um Posto da Polícia Rodoviária Federal, porém por ter outros pacientes no veículo a PRF, não pode reter o veículo.

Agenor, que diz que a situação clínica de seu irmão se agravou ainda mais devido a esse transporte inadequado, procurou nesta quarta-feira, a Delegacia de Polícia Civil onde registrou uma ocorrência, e em seguida protocolou a denúncia junto ao Ministério Público.

A Redação deste site tentou contato com o Secretário de saúde de Theobroma, porém até o fechamento desta reportagem, não obteve êxito, ficando no aguardo para uma possível resposta do servidor do município.

20151119012811 20151119012924


COMPARTILHAR