Jaru Online
Jaru, 25 de novembro de 2024

Gerador não funciona e maternidade pública fica totalmente sem luz em RO

A Maternidade Municipal de Porto Velho Mãe Esperança, em Porto Velho, ficou totalmente sem energia na noite da última terça-feira (17), por até duas horas e meia. Uma gestante precisou ser transferida para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Segundo a direção da unidade, a falta de luz foi causada pelo de um fio da rede elétrica que abastece o local e, durante a queda, o gerador não funcionou.

A diretora da maternidade, Cláudia Rech, explicou que o gerador não ligou, pois estava com uma peça queimada. Ela garante que a empresa responsável pela manutenção do equipamento chegou ao local poucos minutos após a queda de energia. “Quando acontece esse tipo de transtorno, eles chegam em tempo e a luz foi reestabelecida em 40 minutos”, afirmou.

No entanto, de acordo com um funcionário da maternidade, que prefere não se identificar, a luz foi embora às 19h12 e só retornou após as 21h30. Nas contas dele são cerca de duas horas e meia sem energia.

Na hora do problema, oito pacientes estavam internadas na unidade e mais quatro esperavam para consulta médica.

Claúdia Rech disse que apenas uma gestante precisou de atendimento urgente enquanto a maternidade estava sem energia. Ela foi transferida para o Hospital de Base. “Ela foi a única que foi transferida. Depois que a luz voltou, outra paciente precisou ser operada, mas o parto já foi feito na maternidade.”

Ainda conforme a diretora da unidade, a equipe responsável pela manutenção do gerador já pediu a peça queimada e, em até três dias, o item será entregue e instalado.


COMPARTILHAR