Jaru Online
Jaru, 22 de setembro de 2024

Peito de peru é mais saudável que presunto?

É muito comum ver presunto ou peito de peru na mesa de café da manhã de um brasileiro. A pergunta é: qual dos dois é mais saudável?

O peito de peru, bem como o presunto, é muito consumido no Brasil. Ambos são considerados alimentos processados, logo, não podem ser considerados alimentos saudáveis. No entanto, se consumidos moderadamente, estes produtos não apresentam grandes riscos à saúde. Há um grande debate sobre qual das opções é mais saudável, e as opiniões divergem até entre especialistas.

É certo que os hábitos de consumo têm passado por mudanças no mundo todo. Atualmente as pessoas se preocupam mais com a qualidade e procedência daquilo que consomem. E, realmente, há de se observar que, produtos embutidos frios, em geral, não são considerados saudáveis.

Mas, afinal, existe diferença entre o peito de peru e o presunto com relação aos malefícios para a saúde?

Geralmente, nos supermercados, as pessoas compram o presunto ou o peito de peru já fatiados. Mas, pode-se optar pela compra da peça do presunto, por exemplo, que pesa em média 1 kg. Para fazer esta comparação, consideramos apenas 3 fatias de cada um, totalizando 40 g.

Em 40g de peito de peru, encontram-se: 42,4 calorias, 8,4 g em proteínas, 356 mg em sódio, e 0,8 g em gorduras totais. Já, em 40 g de presunto, são: 37,6 calorias, 5,7 g em proteínas, 415,6 mg de sódio e 1,1 g em gorduras totais. Como podemos ver, o peito de peru é mais calórico. Porém, contêm mais proteínas, menos sódio e gorduras totais.

Os frios e laticínios são alimentos comuns na mesa de café da manhã do brasileiro. Alguns destes produtos, no entanto, não são considerados benéficos para a saúde. Como vimos no tópico anterior, tanto o presunto como o peito de peru apresentam alta concentração de sódio. Consumir produtos ricos em sódio podem aumentar muito as chances de ataques cardíacos e outros problemas de circulação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica presunto, salame, e outros embutidos frios como produtos cancerígenos. O motivo são os aditivos químicos, como o nitrito, na composição do produto. Além disso, esses itens contém gordura saturada, que está associada a problemas como derrame e dislipidemia.

Durante muito tempo, as pessoas achavam que o peito de peru era um aliado de uma dieta saudável. No entanto, como vimos, vale a pena maneirar no consumo dos embutidos frios. Dessa forma, você pode diminuir as chances de ter os problemas de saúde associados a esses produtos. Segundo a OMS, existe um limite de consumo deles que diminui o risco à saúde.

O ideal, para as pessoas que não abrem mão dos frios, é consumir menos de 50g por dia. Isso seria entre três e quatro fatias de presunto ou peito de peru. Acima desta quantidade, o risco de tumores colorretais aumenta em 18%. É importante ter esta medida em mente, para assim, comer de forma mais saudável.

 


COMPARTILHAR