Jaru Online
Jaru, 22 de setembro de 2024

Como fazer um Crowdfunding de sucesso?

O Crowdfunding se tornou uma alternativa para as empresas que buscam inovação em seus projetos. Descubra como realizar uma campanha de sucesso.

O Crowdfunding revolucionou a maneira como algumas empresas realizam suas campanhas ou projetos. De modo que, se tornou uma alternativa prática, segura e eficiente de atingir os objetivos e metas da instituição. Confira algumas dicas de como realizar um Crowdfunding de sucesso, a seguir.

É um financiamento coletivo, ou seja, um processo de arrecadação de dinheiro através da internet. Em contrapartida, enquanto no financiamento tradicional, o acordo é realizado entre você e o banco, nessa modalidade centenas de pessoas podem ajudar na quantia necessária para você atingir a sua meta.

Essa alternativa de crowdfunding social também se tornou tendência, principalmente entre startups e pequenos negócios. Essa é a solução mais democrática e acessível de financiamento coletivo no mercado. De modo que, os sites e plataformas que oferecem esses serviços também se popularizaram.

Se você quer atrair clientes e investidores, é importante ser original e ter criatividade. Portanto, é importante criar algo que tenha valor e desperte o interesse das pessoas.

Desse modo, realize uma pesquisa no mercado, pesquise o que está atraindo as pessoas, analise as possibilidades e comece a traçar um plano para atingir o seu objetivo.

Realize o Crowdfunding com antecedência

A criação de um financiamento coletivo não nasce de um dia para o outro. Nesse sentido, é necessário organização e cuidado com todos os detalhes para que nenhum erro ocorra durante a divulgação da campanha. Por isso, o projeto deve ser feito com antecedência.

É importante que a meta da empresa esteja clara no texto da campanha, pois, se as pessoas não entenderem o objetivo do projeto, é muito provável que não ajudem.

Além disso, algumas questões devem ser pensadas durante essa fase de preparação, como: o diferencial da campanha, as particularidades da empresa, quanto de dinheiro será necessário, qual modelo de Crowdfunding será utilizado, orçamento das atividades de marketing, os canais de comunicação e qual será o plano caso a meta não seja atingida.

Construa um público engajado antes de lançar o Crowdfunding

Não adianta pensar em um projeto incrível se você não tiver um público-alvo. De modo que, se a campanha não chegar nas pessoas que querem ajudar, o objetivo não será alcançado.

Logo, se você quer saber como fazer crowdfunding de sucesso, é fundamental seguir esse ponto: construa um público antes de lançar o projeto. Publique conteúdos exclusivos nas redes sociais da empresa para criar uma expectativa no público.

Ofereça recompensas no seu Crowdfunding

Para a maioria das pessoas, o processo de investimento em uma vaquinha online está na possibilidade de receber alguma recompensa. Nesse sentido, é interessante pensar em brindes, produtos ou serviços exclusivos. Por outro lado, se o orçamento estiver apertado, busque realizar parcerias com outras empresas.

É importante escolher recompensas que correspondam com a identidade da marca, como por exemplo, um spa pode oferecer como brinde uma experiência terapêutica ou um kit de massagem.

As vantagens do Crowdfunding

Uma das principais vantagens em realizar uma vaquinha online, é que o crescimento da campanha não é exclusividade apenas de grandes empresas. Os pequenos negócios também podem conseguir um público engajado que vai ajudar no levantamento da quantia necessária.

Além disso, o risco financeiro é menor. Dessa forma, com um protótipo em bom estado, é possível conseguir investimentos sem precisar se preocupar com o fluxo de caixa.

Como também é possível ter uma validação do produto antes da produção e ter um contato mais próximo com o cliente.

O Crowdfunding é uma ótima oportunidade para pessoas que estão em busca de inovação na hora de realizar um projeto. Além de democratizar todo o processo, permite um relacionamento mais próximo com o consumidor. Portanto, pode ser um excelente custo-benefício no sucesso do seu negócio.

 

 


COMPARTILHAR