Jaru Online
Jaru, 27 de novembro de 2024

Morador de Jaru pede ao Governador do Estado de RO a instalação de IML no município

Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, é um instituto brasileiro responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos para Polícias Científicas de um determinado Estado na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Conhecido também como Departamento Médico Legal, ou DML, por ser, este órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública através da Polícia Civil. As atribuições são as mesmas. Nos IMLs ou DMLs são realizados vários exames de corpo de delito e perícias, como[:

  • Autópsia;
  • Exame de tanatologia;
  • Exame de toxicologia;
  • Exame de lesões corporais;
  • Exame de constatação de violência sexual;
  • Exame de sanidade mental;
  • Exame de constatação de idade;
  • Exame de constatação de doença sexualmente transmissível.

O Estado de Rondônia conta com duas sedes: o IML da capital Porto-Velho e a sede de Ariquemes, que atende à demanda dos municípios de Jaru, Buritis, Machadinho e suas adjacências.

A população de Jaru, com o objetivo de melhor receber um atendimento, já que por diversas vezes sofre com a demora pelo atendimento do IML de Ariquemes, elaborou um abaixo-assinado, onde requer do Governador do Estado de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos, a instalação de uma sede do Instituto Médico Legal no município.

Representado pelo morador de Jaru, Ismail da Silva, o abaixo-assinado será levado para empresas, associações e comunidades.  Para aqueles que querem assinar o documento o endereço é Rua Francisco Pantoja, 3471, Setor 06 e o telefone de contato é 9 9214 3062.

Para melhor atender a população de Rondônia, a construção de sede do IML em Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Jaru pode ser uma alternativa, ou a instalação de uma subseção em municípios do eixo e fora da BR 364.

Outra necessidade quanto ao atendimento prestado pelo IML de Ariquemes, é a aquisição de um veículo exclusivo do município de Jaru, e a contratação de mais Perito Criminal, para atender toda a necessidade da região.

A população de Jaru aguarda a resposta do Governador do Estado quanto ao pedido da instalação da sede do IML.

 


COMPARTILHAR