A Justiça condenou o ex-prefeito de Santa Luzia do Oeste (RO) Cloreni Matt por improbidade administrativa. Ele é acusado de ter pagado o valor de R$ 75 mil por três mil sacos de cimento e a prefeitura recebeu 300 desse total. Também estão sendo acusadas outras cinco pessoas, dentre elas o irmão do ex-prefeito, Dilonei Matt, secretário municipal de Obras (Semob) na época.
A condenação saiu a partir de uma ação civil pública do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). A ação aponta que em 2010 o ex-executivo municipal determinou o pagamento de três mil sacos de cimento, porém a prefeitura só recebeu 300 sacos. No entanto, o então secretário de Obras e irmão do ex-prefeito forjou o recebimento integral dos cimentos comprados.
A Justiça acatou a denúncia e condenou o prefeito, o ex-secretário e os demais funcionários da Semob de obras que forjaram o recebimento do cimento, foram condenados a ressarcirem de forma integral o dano ao erário no valor de R$ 75 mil.
A condenação também aplica ao ex-prefeito e o irmão a perda as funções públicas e os direitos políticos durante oito anos. Ambos ainda terão que pagar multa civil equivalente a duas vezes ao valor do dano. Eles também estão proibidos de contratar o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente no prazo de cinco anos.
O G1 tentou contato com Cloreni Matt, mas ele não foi encontrado para falar sobre o assunto.